Sessão Assíncrona


SA3.32 - CUIDADO EM SAÚDE MENTAL E A ARTICULAÇÃO DA RAPS (TODOS OS DIAS)

44765 - ESTRATÉGIA INOVADORA PARA A ORGANIZAÇÃO DA LINHA DE CUIDADO DE SAÚDE MENTAL NA APS NO BRASIL
JACKELINE DA ROCHA VASQUES - UFPR / SESA, DENIS AXELRUD SAFFER - SPP, LUIZ LEONARDO LOUZADA NÓBREGA - FTESM, LÍVIA SCHUNK - SBIBAE / CEPPAR, ANA ALICE FREIRE DE SOUSA - SBIBAE / CEPPAR, MARCIO ANDERSON CARDOZO PARESQUE - SBIBAE / CEPPAR, ILANA ESHRIQUI - SBIBAE / CEPPAR


Período de Realização
Apresenta-se a etapa preparatória do projeto Saúde Mental na APS, realizada entre março e maio/22.

Objeto da experiência
Descrever os resultados da etapa preparatória do projeto Saúde Mental (SM) na APS, cuja finalidade é apoiar a organização da linha de cuidado de SM na APS.

Objetivos
Descrever os resultados da etapa preparatória do projeto ProadiSUS SM na APS, cujo objetivo é apoiar a organização dessa linha de cuidado em regiões de saúde piloto que implantaram a Planificação da Atenção à Saúde, há pelo menos dois anos.

Metodologia
O projeto utiliza o método da Planificação da Atenção à Saúde (PAS) e do Programa de Ação para reduzir as Lacunas em Saúde Mental da OMS para apoiar a organização da linha de cuidado de SM. Este trabalho apresenta análise descritiva da etapa preparatória, a partir de informações do sistema de gestão da PAS e de relatos qualitativos de gestores. Esta etapa foi composta por oficinas de planejamento com secretarias estaduais e municipais de saúde.

Resultados
A etapa preparatória teve como resultados o diagnóstico do funcionamento da Atenção Primária à Saúde (APS), da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e do status da PAS; definição das unidades e atores estratégicos. De forma comum às regiões de saúde, destacam-se déficits de cobertura de serviços de média complexidade e lacunas no cuidado em SM na APS. A etapa foi finalizada com a realização de workshop de abertura e assinatura do termo de compromisso pelos gestores municipais das regiões piloto do projeto.


Análise Crítica
Observou-se alto interesse dos gestores na implantação do projeto. As oficinas e o diagnóstico de redes identificaram a necessidade de qualificar o cuidado em SM nas Unidades Básicas de Saúde, por vezes único serviço de referência em municípios de pequeno porte. Ficou evidenciado que esta qualificação é essencial para a consolidação da reforma psiquiátrica. O projeto vem construindo e experimentando metodologias inovadoras para apoiar a gestão, organizar serviços e qualificar os profissionais.


Conclusões e/ou Recomendações
Considerando a necessidade de qualificação dos profissionais da APS para atender à crescente demanda em saúde mental, o projeto posiciona-se como uma iniciativa promissora para a organização da linha de cuidado de SM. Ressalta-se a APS como coordenadora do cuidado, garantindo o atendimento integral e assegurando a cidadania. Planeja-se a expansão da iniciativa para outras regiões de saúde, proporcionando também sua adaptação a contextos diversos.