Sessão Assíncrona


SA3.32 - CUIDADO EM SAÚDE MENTAL E A ARTICULAÇÃO DA RAPS (TODOS OS DIAS)

43858 - UM MOVIMENTO COM O TERRITÓRIO PARA A CONSTRUÇÃO DE PROCESSOS FORMATIVOS COM FOCO EM REDUÇÃO DE DANOS: A EXPERIÊNCIA DE UM CAPS AD VOLANTE
MELINA ALVES DE CAMARGOS - HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, FÁTIMA CÔRREA OLIVER - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, GLEICA RODRIGUES TOMASONI - HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN, RAQUEL DO LAGO FAVARO - HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN


Período de Realização
Agosto de 2020 à abril de 2022

Objeto da experiência
Evidenciar o eixo formativo de uma experiência de cuidado extramuros voltado às pessoas que fazem consumo de substâncias psicoativas

Objetivos
Relatar a experiência de construção de um CAPS AD Volante com ênfase em suas práticas formativas com o território

Metodologia
No intuito de superar os arranjos estabelecidos, as práticas educativas deram-se a partir da identificação constante, possibilitada pela presença, de necessidades que se materializam em ações compartilhadas, práticas expositivas e reflexões constantes. Para além da APS, outros equipamentos do território, como os do SUAS e do terceiro setor, foram contemplados com ações que visavam a qualificação da assistência a partir da reflexão crítica sobre o vivido cotidianamente no território.

Resultados
Constata-se mudanças na relação entre os serviços e nas formas de cuidar das pessoas que consomem drogas. Há um aumento das práticas colaborativas, mudanças no paradigma assistencial, difusão de práticas de educação permanente, ampliação de acesso e integralidade do cuidado, a construção de PTS mais coesos e parcerias entre os setores da saúde, da assistência social e práticas comunitárias. Construiu-se documentos de apoio para acolhimento e identificação e práticas nas cenas de consumo.

Análise Crítica
A tecnologia de cuidado do CAPS Volante é um processo em construção, a cada passo realizado vislumbram-se outras conexões e criações possíveis. A abertura para incertezas frente a problematização da maneira vigente potencializou trocas significativas entre as equipes. Nos processos de reflexões críticas pautados pelos saberes da RPB e da RD tem se tornado possível produzir transformações.

Conclusões e/ou Recomendações
Os processos educativos proporcionados pelo CAPS Volante subsidiaram a construção dos núcleos de saberes da clínica do AD e o fortalecimento de práticas assistenciais. Foi possível provocar deslocamentos de paradigma assistencial - do proibicionismo à redução de danos. O processo de ensino-aprendizagem produziu mediações entre a onipotência de tudo a se fazer e a impotência de que não há nada que possa ser feito, afetando a própria experiência de trabalho