SA3.31 - TRANSTORNOS MENTAIS E OS DESAFIOS PARA O CUIDADO (TODOS OS DIAS)
|
44712 - CUIDADOS EM SAÚDE PARA SOBREVIVENTES ENLUTADOS POR SUICÍDIO NO BRASIL EDER SAMUEL OLIVEIRA DANTAS - UFRN, JULIANA BREDEMEIER - NPBE, KARLA PATRICIA CARDOSO AMORIM - UFRN
Apresentação/Introdução Quando uma pessoa morre por suicídio, cerca de outras dez pessoas são afetadas negativamente na comunidade, os denominados sobreviventes enlutados, em algum momento essas pessoas podem precisar de cuidados em saúde, a conhecida posvenção do suicídio.
Objetivos Discutir possibilidades de cuidado integral em saúde aos sobreviventes enlutados por suicídio no Brasil.
Metodologia O estudo configura-se como um ensaio teórico, de caráter analítico e discursivo, fundamentado em obras clássicas, artigos científicos, documentos institucionais e marcos legais, na conjuntura brasileira e internacional. Os temas abordados são tratados em uma lógica que inicia na perspectiva dos sujeitos enlutados, passa pela análise dos cenários e discussão de propostas no âmbito Sistema Único de Saúde.
Resultados São inúmeras possibilidades de cuidado em saúde que podem ser direcionados aos sobreviventes enlutados por suicídio no âmbito do Sistema Único de Saúde, pode-se destacar: a)Aconselhamento para o luto; b)Atendimento individual/coletivo por profissional de Saúde Mental; c)Grupos de apoio a sobreviventes enlutados; d)Elaboração de manuais e cartilhas sobre posvenção do suicídio nos serviços de saúde; e)Linha telefônica com chat de cobertura nacional gratuita; f)Orientações sobre questões sociais e legais relacionadas a direitos decorrentes da morte por suicídio; g)Psicoterapia para luto; h)Visita domiciliar por profissional/equipe de saúde.
Conclusões/Considerações Apresentaram-se possibilidades de cuidado em saúde voltados para os sobreviventes enlutados, utilizando-se do potencial da Atenção Básica e da Rede de Atenção Psicossocial. Para o alcance dos sujeitos e para garantir a resolutividade das ações em saúde precisa-se apostar nos fazeres plurais dos serviços de base territorial e comunitário.
|