SA3.31 - TRANSTORNOS MENTAIS E OS DESAFIOS PARA O CUIDADO (TODOS OS DIAS)
|
43608 - LEITOS DE SAÚDE MENTAL EM HOSPITAL GERAL E A ATUAÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM EDER SAMUEL OLIVEIRA DANTAS - UFRN, MARIA YOHANA MATIAS SILVEIRA - UFRN, GLAUBER WEDER DOS SANTOS SILVA - UFRN, KARINA CARDOSO MEIRA - UFRN
Apresentação/Introdução Os leitos de saúde mental nos hospitais gerais constituem um dos equipamentos de cuidado da Rede de Atenção Psicossocial que busca oferecer assistência integral à pessoas com transtornos mentais, baseado na clínica ampliada e na interconsulta. Nestes dispositivos a atuação da equipe de enfermagem é indispensável para que os pressupostos da Reforma Psiquiátrica Basileira sejam postos em prática.
Objetivos Compreender a atuação da equipe de enfermagem destinada a pacientes internados em leitos de saúde mental de um hospital geral
Metodologia Trata-se de pesquisa qualitativa, exploratória, realizada em um hospital universitário de grande porte em Natal, Rio Grande do Norte. Foram entrevistados enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam diretamente na assistência à pacientes internados nos leitos de saúde mental do referido hospital geral. A coleta de dados ocorreu em dezembro de 2021 à janeiro de 2022 e os participantes responderam a uma entrevista semiestruturada. A análise de dados foi baseada nos pressupostos da Reforma Psiquiátrica Brasileira e utilizou-se a técnica de análise temática. A pesquisa obteve parecer favorável de um Comitê de ética em pesquisa com seres humanos.
Resultados A equipe de enfermagem que atua na assistência aos pacientes internados em leitos de saúde mental relataram sentimentos de insegurança técnico-científica atrelados a falta de uma política institucional de Educação Permanente que favoreça uma assistência de qualidade. Os profissionais entrevistados percebem a inclusão dos leitos de saúde mental nos hospitais gerais como algo positivo e necessário. O cuidado de enfermagem mais relatado pelos participantes foi a escuta terapêutica e os cuidados relacionados a administração de medicamentos. No que se refere a equipe multidisciplinar, os participantes acreditam que ocupam um espaço secundário na tomada de decisões.
Conclusões/Considerações Apesar dos avanços construídos a partir da Reforma Psiquiátrica Brasileira nos dispositivos da Rede de Atenção Psicossocial, ainda há muito o que se avançar na prática de enfermagem em leitos de saúde mental nos hospitais gerais. Esse avanço precisa levar em consideração a Educação Permanente em Saúde, a qualidade estrutural dos serviços de saúde e a importância das diferentes profissões no cuidado em saúde mental.
|