SA3.31 - TRANSTORNOS MENTAIS E OS DESAFIOS PARA O CUIDADO (TODOS OS DIAS)
|
42968 - SAÚDE MENTAL: UM OLHAR PARA OS CUIDADOS APÓS INTERNAÇÃO PRISCILA TAVARES MEDEIROS - QUALIREDE, DENISE OLIVEIRA - QUALIREDE, HELEN KAROLINY MEZONI HEIMFARTH - QUALIREDE, ELAINE CRISTINA MINA - QUALIREDE, LUCIANA COELHO - QUALIREDE
Apresentação/Introdução A necessidade de atuação direta na prevenção secundária para os beneficiários em sofrimento psíquico, bem como a promoção do cuidado pós alta, deu luz ao Projeto Alta Segura em Saúde Mental, no intuito de prevenir (re)internações, além do controle do custo através de estratégias de cuidado e orientações, favorecendo a manutenção do cuidado e saúde mental dos beneficiários.
Objetivos Promover o cuidado pós alta de internação hospitalar em Saúde Mental, através de ações educativas e preventivas, evitando reinternações, bem como otimizando a utilização dos recursos disponíveis em substituição ao cuidado hospitalar.
Metodologia O projeto foi executado através de levantamento e identificação dos casos de recente internação por motivo de Saúde Mental que receberam alta hospitalar, com inclusão no grupo Alta Segura em Saúde Mental e telemonitoramento, sendo aplicado Questionário Alta Segura em Saúde Mental, através de contato telefônico. Com duração de 03 meses no acompanhamento, havendo autonomia para a manutenção de seus cuidados em saúde mental, o beneficiário era desligado ao projeto e mantido em telemonitoramento conforme seu nível de complexidade. Ainda assim, em casos em que a necessidade de suporte para aprimorar a autonomia em cuidado de saúde mental foi percebida, o beneficiário manteve-se ativo no projeto.
Resultados Do início do projeto Alta Segura em Saúde Mental à fevereiro de 2022, foram recepcionados 196 casos, sendo 97 destes em acompanhamento efetivo do projeto no momento. Até o momento, foram realizadas 271 avaliações pelos telemonitores, oportunizando identificação das principais dificuldades que prejudicam a adesão ao cuidado e manutenção em saúde mental. Em vista do contexto pandêmico que se intensificou no ano de 2020, que prejudicou o acesso aos serviços de saúde devido receio da contaminação do coronavírus, pode-se observar um aumento da quantidade de beneficiários acessando o regime de internamento do Programa, porém, esse aumento não se estendeu nos casos de reinternação.
Conclusões/Considerações Foi possível observar que os objetivos almejados no Projeto foram alcançados, tendo em vista os esforços realizados para garantir o acesso aos serviços de saúde necessários ao paciente, evitando reinternações. Em relação a atendimentos em pronto socorro houve uma diminuição da utilização e consequentemente do custo.
|