Sessão Assíncrona


SA3.31 - TRANSTORNOS MENTAIS E OS DESAFIOS PARA O CUIDADO (TODOS OS DIAS)

42606 - EXTERNALIZANDO SENTIMENTOS NA INFÂNCIA ATRAVÉS DO DESENHO.
ELIZÂNGELA DE MORAIS SANTOS - UFBA


Período de Realização
A atividade acontece desde 2015 até a atualidade, com exceção do período pandêmico.

Objeto da experiência
Sofrimento psíquico de crianças representado através de atividades lúdicas no ambiente escolar.

Objetivos
A atividade tem como objetivos: Proporcionar as crianças um momento lúdico em que tenham a oportunidade de representar sentimentos através de um desenho.
Acolher possíveis demandas de Saúde Mental. Encaminhar casos para serviços da RAPS, assim como da rede intersetorial, se necessário.


Metodologia
A experiência acontece no espaço escolar, utiliza uma técnica da gestalt, denominada “A Roseira”, que segundo Oaklander (1980) envolve a fantasia em conjunto com o desenho. As crianças são incentivadas a fechar os olhos, se imaginarem uma roseira e suas características, em seguida representarem através do desenho. Tendo como público crianças na faixa etária de 9 a 12 anos. É uma atividade que tem como responsável a psicóloga, mas todos os profissionais da equipe multiprofissional participam.

Resultados
As crianças representaram a dinâmica familiar que vivenciam, é importante ressaltar que emergiram configurações familiares diversas. Em relação as questões de proteção, as crianças ilustraram alguma imagem que no discurso afirmaram ser para a sua proteção. Exemplificando, um dos participantes desenhou uma cerca e afirmou que seria para sua proteção. Outro aspecto representado pelas crianças é sobre amizade. Também foi possível perceber que algumas crianças não conseguem representar.

Análise Crítica
O presente relato de experiência busca contemplar os princípios do SUS de universalidade, equidade e integralidade. Sendo que, direciona um olhar integral para a criança, ao fugir da lógica da medicalização, buscando as causas sociais que podem ter como consequência comportamentos escolares “não desejáveis”, e que, não raras vezes, tem como consequência a medicalização, deslocando para o âmbito biológico problemas advindos do meio em que a criança está inserida.

Conclusões e/ou Recomendações
O ambiente escolar pode ser um espaço potencial para realizar ações da saúde mental. Sendo que, foi possível perceber sentimentos relacionados a realidade familiar e a necessidade de proteção, emergindo sentimentos negativos e positivos como: amor, proteção, família, medo, família desestruturada e insegurança. Outro aspecto importante foi a possibilidade de matriciar profissionais de diversas categorias em relação a demandas de Saúde Mental.