SA3.31 - TRANSTORNOS MENTAIS E OS DESAFIOS PARA O CUIDADO (TODOS OS DIAS)
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42592 - ACOLHENDO CRIANÇAS COM AUTISMO E SUAS FAMILIAS NA ATENÇÃO BÁSICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EM JOÃO PESSOA, PARAÍBA ÂNGELA CRISTINA DORNELAS DA SILVA - UFPB
Período de Realização O processo de planejamento e execução da ação ocorreu no período de 29 de março a 12 de abril de 2022.
Objeto da experiência Ação sobre autismo em uma Unidade de Saúde da Família (USF), envolvendo: busca ativa de casos; educação em saúde; atenção a criança e família.
Objetivos identificar e acolher a criança com suspeita de autismo e família na Atenção Básica (AB); promover o compartilhamento de experiências no cuidado da criança; esclarecer sobre o autismo, tratamentos e direitos; realizar consultas compartilhadas e encaminhamentos cabíveis; atualizar vacinação.
Metodologia Profissionais da USF identificaram e convidaram famílias de crianças com suspeita de autismo a participarem da ação. Uma roda de conversa foi realizada entre famílias, profissionais, docentes, alunos e residentes vinculados a USF, 1 profissional do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e 1 representante de serviço de apoio as mães. Após a roda e lanche, as crianças passaram por consultas compartilhadas para avaliação clínica e funcional, além de atualização de esquema vacinal.
Resultados as 4 equipes que compõe a USF integrada identificaram 22 crianças no território. Cerca de 10 famílias participaram da ação. A maioria das crianças ficou em ambiente lúdico com parte da equipe, para que os familiares pudessem aproveitar melhor a roda de conversa. Os temas compartilhados pelas famílias foram: obtenção do diagnostico, acesso a medicamentos e direitos; locais de tratamento gratuitos; estratégias para lidar com estereotipias e crises agressivas dos filhos; apoio para as famílias.
Análise Crítica Através da educação popular em saúde, a ação proporcionou troca de saberes práticos populares e técnico-científicos entre os participantes. As famílias apresentaram dificuldades e estratégias para o cuidado em contexto de baixo recurso financeiro e intelectual. A equipe dialogou com as demandas, pensou junto as famílias diversas estratégias para o cuidado familiar, apresentou percursos para o acesso a atenção especializada, educação e assistência social, e realizou encaminhamentos necessários.
Conclusões e/ou Recomendações A ação possibilitou a ampliação do conhecimento dos profissionais da USF sobre o autismo, pois contou com a participação de docentes, residentes e alunos de outros núcleos profissionais no seu planejamento e execução. Ademais, aproximou as famílias das equipes da USF, que acolheram as demandas e ampliaram a oferta de cuidado no território com a criação de um grupo de apoio as mães, e visitas sistemáticas para acompanhamento das crianças.
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