SA3.31 - TRANSTORNOS MENTAIS E OS DESAFIOS PARA O CUIDADO (TODOS OS DIAS)
|
42402 - A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES (PICS) NO CUIDADO NUTRICIONAL EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DE SALVADOR - BAHIA AMANDA SOUZA SANDES - UFBA, MARIA DE LOURDES DE FREITAS SOUSA - SMS, VALTERLINDA ALVES DE OLIVEIRA QUEIROZ - UFBA, DÉBORA SANTA MÔNICA SANTOS - SMS
Período de Realização 30/05/2022 à 12/07/2022
Objeto da experiência Uso das Práticas Integrativas e Complementares (PICs) no atendimento nutricional.
Objetivos Sistematizar a experiência dos indivíduos alvos das Práticas Integrativas e Complementares (auriculoterapia e horticultura) no Centro de Atenção Psicossocial Aristides Novis.
Metodologia Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva que busca verificar a experiência de pacientes, familiares e profissionais do Serviço de Saúde do Centro de Atenção Psicossocial Aristides Novis, localizado no Engenho Velho de Brotas, Salvador - BA, com a utilização das PICs. Para tanto, foi construído um questionário contendo perguntas para os pacientes que realizam acompanhamento nutricional associado a auriculoterapia e horticultura no CAPS, sendo aplicado de 06 a 10 de Junho de 2022.
Resultados 22 respostas foram obtidas. Sobre a auriculoterapia, 63,3% dos usuários realizam essa prática há mais de 1 ano. 90,9% notaram uma redução na ansiedade. 50,0% dos indivíduos afirmaram que houve redução do apetite. 68,2% relataram melhora na qualidade do sono e 81,8% observaram melhora na saúde mental. Sobre a horticultura, 100,0% gostam de participar do projeto e parâmetros como alegria, autoestima, bem estar, melhora do quadro psíquico e sentimento de utilidade foram os mais relatados (95,2%).
Análise Crítica Semelhante ao encontrado, outros autores descreveram que a auriculoterapia, em associação ao atendimento nutricional, foi eficaz na redução da ansiedade e apetite, além de achados positivos em relação à prática na perda de peso e redução do grau de obesidade nos pacientes, sendo pertinente para melhora do estado nutricional. Com relação à horticultura, tem-se descrito melhora em aspectos como autonomia, socialização e interação, além de favorecer a promoção da saúde e relação com o alimento.
Conclusões e/ou Recomendações De maneira geral, ambas as terapias demonstram benefícios, para além dos parâmetros nutricionais e educacionais, mas também de melhora do quadro psíquico, inserção social e resgate ao empoderamento, visto que se constituem como práticas promotoras de bem estar físico e mental e, particularmente, a horticultura, como um meio de desenvolvimento de habilidades pessoais importantes no contexto da promoção de saúde integral.
|