SA3.31 - TRANSTORNOS MENTAIS E OS DESAFIOS PARA O CUIDADO (TODOS OS DIAS)
|
41175 - RASTREAMENTO DA SÍNDROME DE BURNOUT EM UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE BELO HORIZONTE (UBS): AVALIAÇÃO E ESTRATIFICAÇÃO DE RISCO BRUNA CALADO PENA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE (UNIBH), STEPHANIE ALVES DE SOUZA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE (UNIBH), IAN SOUZA COSTA CAMPOS - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE (UNIBH)
Período de Realização Dias 25, 26 e 27 de Abril de 2022, no Centro de Saúde Milionários em Belo Horizonte (MG).
Objeto da experiência A experiência contemplou os funcionários da UBS: médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem entre outros.
Objetivos O rastreamento da Síndrome de Burnout objetiva estabelecer os níveis de estresse e de risco de desenvolvimento dessa enfermidade em funcionários do Centro de Saúde Milionários, evidenciando quais os fatores facilitadores para o desgaste no ambiente de trabalho.
Metodologia Para aplicação da experiência foi utilizado o Questionário JBEILI Para Identificação Preliminar de Burnout. O mesmo foi elaborado por Chafic Jbeili, doutor em psicanálise, com base no estudo Maslach Burnout Inventory (MBI). O questionário possui 20 perguntas que integram temas sobre exaustão emocional e realização pessoal em relação ao ofício. Ao final da aplicação, a soma da pontuação obtida em cada pergunta direciona a classificação na qual o participante está inserido.
Resultados Foram respondidos 47 questionários, contemplando em torno de 60% da equipe de funcionários da UBS. Todas as respostas demonstraram algum nível de esgotamento mental e emocional associados ao trabalho. 50% dos resultados gerais evidenciaram fase inicial de Burnout. Os ofícios que mais pontuaram foram o setor da farmácia, a equipe de enfermagem e de médicos, demonstrando Burnout instalada e fase inicial de Burnout respectivamente.
Análise Crítica A maioria dos funcionários concentrou suas respostas no desgaste da jornada de trabalho e na necessidade de despender grande esforço para exercer suas atividades laborais. O aumento da demanda de serviços somado às reduzidas condições estruturais e dificuldades nas relações de trabalho são grandes responsáveis pelo estresse ao qual esses indivíduos estão expostos, levando uma parcela considerável da amostra a expressar, com frequência, a sua descrença na função que exerce.
Conclusões e/ou Recomendações O rastreamento da Síndrome de Burnout se faz necessário em todo ambiente laboral, principalmente no setores da saúde. A falta de condições estruturais de trabalho, o perfil do público atendido, o aumento de agressões contra funcionários da saúde e os problemas interpessoais são facilitadores do desgaste físico e emocional, sendo essencial a criação de medidas que ajudem a contornar esses elementos, evitando a instalação ou piora do Burnout.
|