SA3.31 - TRANSTORNOS MENTAIS E OS DESAFIOS PARA O CUIDADO (TODOS OS DIAS)
|
40326 - INSERÇÃO DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS COMPLEMENTARES NA REDUÇÃO DE DANOS. UMA TECNOLOGIA LEVE NO CUIDADO AOS ADICTOS MARIA DE FÁTIMA DOS SANTOS LIRA - SMS - RIO DE JANEIRO, LUANA SEMEÃO DA SILVA - SMS - RIO DE JANEIRO, KELSON MORAES GONÇALVES DA SILVA - SMS - RIO DE JANEIRO, ALINE AZEVEDO VIDAL - SMS - RIO DE JANEIRO
Período de Realização ANO DE 2021
Objeto da experiência POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA
Objetivos As PICS vem para intervir e promover uma alternativa de tratamento, que oferece ao usuário em redução de danos fragilizados e ansioosos com uma escuta qualificada e uma possibilidade de mudança em relação aos hábitos e costumes afim de evitar um processo de adoecimento.
Metodologia Baseado na Política Nacional do SUS, vimos a aplicabilidade do conhecimento das Práticas Integrativas nesses usuários vulneráveis que encontram-se em situação de abrigamento em unidades formais e informais de nosso território e também da população em situação de rua acompanhada pela Equipe de Consultório na Rua. As PICs são desenvolvidas em atendimentos individualizados em um consultório devidamente preparado, uma vez por semana, inserido na Clínica da Família com Auriculoterapia e Shiatsu.
Resultados Após as sessões combinadas e realizadas com os usuários das PICS, foi observado a melhora de sua
queixas relatadas, o aumento do cuidado em saúde, uma melhor sociabilidade, assiduidade no
acompanhamento e troca de saberes entre os usuários.
Análise Crítica A redução de danos é uma estratégia da Saúde Pública que busca minimizar as consequências adversas do consumo de drogas do ponto de vista da saúde e dos seus aspectos sociais e econômicos sem, necessariamente, reduzir esse consumo. As PICS é uma forma de intervenção alternativa de tratamento, que oferece ao usuário uma escuta qualificada. A abordagem de cada paciente é global , envolvendo corpo, mente , espírito e ambiente e é um espaço para reconstruir o seu lugar de cidadão.
Conclusões e/ou Recomendações O trabalho na redução de danos vem integrar novas terapias não convencionais comprovadamente eficazes para a saúde do usuário os resultados mostram a necessidade da ampliação das PICs nas Unidades de Saúde. Para que se aprimore o gerenciamento das PICS sugere-se o aperfeiçoamento do registro de suas atividades realizadas e aprimoramento do banco de dados já existente informatizado que permita a consulta ágil das informações das PICs.
|