Sessão Assíncrona


SA3.31 - TRANSTORNOS MENTAIS E OS DESAFIOS PARA O CUIDADO (TODOS OS DIAS)

39058 - OPIOIDES NOS HOSPITAIS FEDERAIS DO BRASIL
PATRÍCIA KRAUZE DE ALMEIDA - FIOCRUZ, ELAINE SILVA MIRANDA - UFF, CLAUDIA GARCIA SERPA OSORIO DE CASTRO - FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
Os opioides são analgésicos empregados no tratamento da dor moderada a intensa. O consumo global e as mortes relacionadas ao uso inadequado vêm aumentando. Enquanto os países do hemisfério norte debatem sobre a epidemia de opioides, os países do Sul, como o Brasil, ainda carecem de estudos que mensurem as mudanças no uso desses medicamentos.

Objetivos
Analisar as compras públicas de opioides em hospitais federais brasileiros.

Metodologia
Foi realizado um estudo longitudinal de consumo, utilizando as compras como proxi de utilização. Os opioides foram selecionados com base nas tendências de consumo nacional e internacional e na relevância do uso, de 2010 a 2019, em hospitais federais brasileiros. Os dados das compras foram coletados do Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG) e os dados hospitalares do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Os hospitais foram estratificados por região, número de leitos e complexidade do serviço. O consumo foi expresso em número de mg de opioides/100 leitos/ano.

Resultados
O consumo geral de opioides em 85 hospitais federais aumentou 159% no período 2010-2019. A maioria dos hospitais federais de média/alta complexidade estava vinculada ao Ministério da Educação (MEC), mas o consumo foi liderado por hospitais com o mesmo perfil vinculados ao Ministério da Saúde (MS). Exceto em 2015, no qual os hospitais do Ministério da Defesa (MD), em sua maioria de baixa/média complexidade, registraram consumo superior aos maiores hospitais federais do país. A região Sudeste liderou o consumo em todo o período e em 2019 consumiu 3,5 vezes mais que as demais regiões brasileiras. Tramadol e morfina foram os opioides mais consumidos e corresponderam mais de 95% das compras.

Conclusões/Considerações
Apesar das limitações advindas da natureza dos dados, houve um aumento no consumo de opioides nos hospitais federais, o que pode estar relacionado à demanda por melhor tratamento da dor. Os hospitais federais além de concentrar uma quantidade considerável de atendimentos de alta complexidade, assumem papel estratégico na formação de profissionais de saúde e por isso é importante acompanhar as tendências gerais de uso de opioides nessas unidades.