SA3.30 - POLÍTICAS DE SAÚDE BUCAL NO SUS (TODOS OS DIAS)
|
44751 - O LUGAR DA SAÚDE BUCAL NAS ESTRATÉGIAS COLETIVAS ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO BRASIL NO ANO DE 2021. SANDRA DE VASCONCELLOS SCHMIDT - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE (SESA) - ES, ERIKA CARDOSO DOS REIS - UFOP, OZINELIA PEDRONI BATISTA - UFES
Apresentação/Introdução O Programa Brasil Sorridente (2004) , trouxe a reorientação do modelo de Atenção em Saúde Bucal, tendo um direcionamento das equipes para um processo de trabalho muito além do tratamento curativo, ganhando desta forma, importância a prática de saúde bucal coletiva na Atenção Primária à Saúde.
Objetivos Analisar as atividades coletivas desenvolvidas com tema da saúde bucal no ano de 2021 pelas equipes de Atenção Primária à Saúde no Brasil.
Metodologia Trata-se de um estudo descritivo, transversal baseado nos dados das atividades coletiva desenvolvidas pelas equipes de Atenção Primária à Saúde no Brasil.
Foram utilizados dados do Sistema de Informação para Atenção Básica (SISAB) disponíveis no E-Gestor AB e analisadas as quantidades (n e %) de atividades coletivas de acordo com os temas para a saúde, segundo Unidade da Federação, no período entre janeiro e dezembro de 2021, no Brasil.
Resultados Foram realizadas 218.991 atividades coletivas com o tema da saúde bucal no Brasil em 2021, o que representa 19,1% das 15 atividades descritas. As UF com menor realização de atividade foi Goiás (10,0%) e o maior, o Amazonas (40,2%). As atividades contaram com a participação de 6.071,483 pessoas e a média de participantes por atividade foi de 28 pessoas, variando entre 03 e 440 pessoas.
Conclusões/Considerações As ações coletivas em saúde bucal são estratégias para a melhoria das condições de saúde bucal da população, desenvolvidas com a finalidade de prevenir agravos e promover a saúde. Apesar de todo o avanço conquistado a partir do Programa Brasil Sorridente , as equipes vem enfrentando dificuldades, com o risco de regressão das práticas coletivas no processo de trabalho das equipes.
|