SA3.30 - POLÍTICAS DE SAÚDE BUCAL NO SUS (TODOS OS DIAS)
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43950 - AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELO CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS E CENTRO DE SAÚDE DA FAMÍLIA: PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS DIEGO RAMOS AGUIAR - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ), SHARMÊNIA DE ARAÚJO SOARES NUTO - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ), ANYA PIMENTEL GOMES FERNANDES VIEIRA-MEYER - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ)
Apresentação/Introdução Na área de saúde bucal, além da utilização da avaliação em saúde para tomada de decisão, outro desafio é conjugar essa tarefa ao constante monitoramento dos serviços para melhoria da qualidade. Uma das formas de avaliar os serviços de saúde é por meio da percepção dos usuários, pois este atua como como um interlocutor por meio de reflexão consciente e compartilhada do problema.
Objetivos Avaliar a qualidade dos serviços de saúde bucal ofertados na atenção primária e secundária na perspectiva da satisfação dos usuários atendidos pelos Centros de Saúde da Família de Sobral (CSF) e do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
Metodologia Trata-se de um estudo observacional, transversal, analítico-descritivo e de abordagem quantitativa, segundo o modelo de Donabedian. Realizou-se 491 entrevistas utilizando da técnica da Amostra não-probabilística (Conveniência). A coleta aconteceu por meio da aplicação da agregação dos formulários: condições socioeconômicas e demográficas e o questionário Avaliação da Qualidade dos Serviços de Saúde Bucal (QASSaB). Os dados foram processados através do programa Epidata 3.1, com a validação de dupla digitação (30%). O banco de dados foi exportado para o programa STATA 13.0 e realizadas medidas de frequência e associação com significância estatística p-valor 95%.
Resultados Os usuários predominantes são: adultos (57,23%), sexo feminino (72,51%) e solteiros (57, 64%).Perfil semelhante foi observado ao compararmos os dados do CSF e CEO. Ao avaliar as variáveis do QASSaB, revelou que a maioria da população estudada encontra-se satisfeita com as dimensões da qualidade, apresentando um alto percentual de satisfação com o serviço de saúde oferecido do CSF e CEO, exceto para a questão de obtenção de vagas da dimensão disponibilidade de serviços, que obtiveram resultado insatisfatório em ambos os serviços. Observou-se também um percentual alto de resposta negativa (42,92%) na verificação da frequência que o dentista realiza prevenção das doenças bucais (CSF:60,32%; CEO:23,29%).
Conclusões/Considerações Desse modo, a avaliação da qualidade da assistência na saúde bucal é uma importante ferramenta no planejamento e na gestão dos serviços e sistemas de saúde. Espera-se que os dados encontrados nesse estudo sirvam para subsidiar a identificação de problemas e a reorientação de ações e serviços desenvolvidos nesses serviços, principalmente no estímulo da equipe de saúde bucal desenvolver atividades educativas e preventivas.
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