Sessão Assíncrona


SA3.30 - POLÍTICAS DE SAÚDE BUCAL NO SUS (TODOS OS DIAS)

41746 - PROGRAMA DE INTERVENÇÃO EM AÇÃO EDUCATIVA PARA A PROMOÇÃO DA CONDIÇÃO DE SAÚDE ORAL DE IDOSOS DA APS DO MUNICÍPIO DE TUCURUÍ - PARÁ
AMUJACY TAVARES VILHENA - UFPA, SARAH HELIENNE SALLES DA SILVA - FATEFIG., VIVIAN DE SOUSA RODRIGUES - FATEFIG, JESSICA CUNHA DUARTE - FATEFIG, KARENN LUANY LOPES SILVA - FATEFIG, REGINA ARAÚJO - FATEFIG, ALOMA SENA SOARES - UEPA, ANA GABRIELLE PINHEIRO CAVALCANTE - UEPA, LARISSA DE CASSIA PINHEIRO DA CONCEIÇÃO - UEPA, PAULA GISELY COSTA SILVA - UEPA


Período de Realização
O estudo foi realizado em abril de 2022

Objeto da experiência
Ação educativa na Atenção Primária a Saúde (APS) voltada para a promoção de saúde bucal de idosos.

Objetivos
Elaborar um projeto de intervenção visando melhorar o acesso da população idosa junto ao atendimento odontológico ofertado em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do Município de Tucuruí-PA.

Metodologia
Projeto de intervenção de ação educativa para promoção de saúde bucal de idosos adscritos a uma UBS em parceria com profissionais da APS executado por graduandos de odontologia. Para elaboração da intervenção foi realizado uma revisão bibliográfica sobre o objeto de estudo nas bases de dados Scielo e LILACS; em publicações do Ministério da Saúde; e em teses, dissertações e livros. Posteriormente, desenvolveu-se uma ação educativa com a população-alvo, por meio de uma roda de conversa.

Resultados
Participaram idosos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliar de saúde bucal, odontólogo e agentes comunitário de saúde da UBS. Durante a ação os participantes demonstraram interesse pelo tema de cuidado com a saúde bucal no cotidiano, foram sanadas dúvidas e mitos acerca do cuidado oral, como a troca da escova de dentes, a indicação do procedimento de canal e extração dentaria e sobre a prevenção de caries e infecções, após a ação foi marcado avaliação odontológica para cada idoso.

Análise Crítica
Embora a transição demográfica do País em que idosos serão usuários majoritários, a APS ainda não está preparada para esse fato. As ações da APS ainda são muito curativas, necessitando priorizar prevenção e promoção a saúde a todo público, estimulando o envelhecimento saudável, bem como, o atendimento resolutivo e integral a população idosa, onde os profissionais compreendem que o idoso pode ser acometido por doenças crônicas, emocionais, imobilidade, declínio funcional e cognitivo.

Conclusões e/ou Recomendações
Ações como esta proposta permitem maior vínculo com os usuários, informam os serviços ofertados na UBS e os temas de saúde que poderiam ser dúvidas coletivas. Intervenções de prevenção e promoção a saúde com a população idosa na APS melhoram o acesso desta população, não apenas para ações curativas, mas aos cuidados preventivos, promovendo qualidade de vida, solucionando problemas bucais e incentivando o público a ir a UBS para prevenção.