Sessão Assíncrona


SA3.30 - POLÍTICAS DE SAÚDE BUCAL NO SUS (TODOS OS DIAS)

41723 - ENDODONTIA MECANIZADA EM ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
VITOR BITENCOURT FROES - GHC, MAGDA DE MATOS OLIVEIRA - GHC, FABIANA TIBOLLA TENTARDINI - GHC, CAMILA SAMARA FUNK - GHC


Período de Realização
As experiências ocorreram no período entre o mês de maio de 2021 a maio de 2022.

Objeto da experiência
Educações permanentes referentes a endodontia mecanizada realizadas nas Unidades e Saúde de Atenção Primária do Grupo Hospitalar Conceição.

Objetivos
Descrever a experiência de educação permanente de um residente do Programa Multiprofissional em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição com ênfase em Saúde da Família e Comunidade com profissionais contratados e residentes das Unidades de Atenção Primaria, em relação à técnica de endodontia mecanizada.

Metodologia
Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo relato de experiência na perspectiva narrativa, como uma forma de compreender a experiência vivida. Se desenvolve a partir da vivência enquanto residente em um programa de formação em serviço protagonizando um processo de educação permanente com profissionais contratados e residentes a partir do compartilhamento teórico-prático de uma tecnologia possivelmente inovadora no campo da APS e SUS, gerando produção de conhecimentos experienciais.

Resultados
As educações permanentes ocorreram nas Unidades de Saúde com profissionais contratados e residentes, anteriormente a realização de um caso clínico com uso da técnica proposta, e em espaços teóricos do programa de residência. Além disso, foi disponibilizado um curso prático em relação à endodontia mecanizada, permitindo, durante o período descrito, 50 tratamentos endodônticos mecanizados realizados nas unidades de Atenção Primária do GHC, contribuindo com a diminuição de dentes perdidos.

Análise Crítica
As experiências puderam proporcionar reflexões em relação ao tratamento proposto comumente na APS em relação à endodontia, possibilitando o pensamento sobre a incorporação de uma nova tecnologia que beneficia tanto os profissionais quantos os usuários do Sistema Único de Saúde, tornando o serviço ainda mais resolutivo e eficiente, diminuindo a necessidade de encaminhamentos para Atenção Secundária e aumentando a longitudinalidade do cuidado mantendo o vínculo paciente-profissional.

Conclusões e/ou Recomendações
Conclui-se que a endodontia mecanizada é uma tecnologia muito possível de ser incorporada a APS ou, até mesmo, aos serviços especializados devido aos seus inúmeros benefícios biológicos e sociais, visto a conjuntura que estamos inseridos. Recomenda-se pensar sobre o tema não somente nas unidades do GHC, mas em todos os serviços de saúde bucal do SUS no país, tornando-o ainda mais resolutivo e contribuindo com a diminuição de dentes perdidos.