Sessão Assíncrona


SA3.29 - SAÚDE BUCAL: INQUÉRITOS E REDES (TODOS OS DIAS)

42999 - IMPLANTAÇÃO DE PROTOCOLOS DE HIGIENE BUCAL PARA PACIENTES ADULTOS INTERNADOS NOS HOSPITAIS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DE MINAS GERAIS
MIRNA RODRIGUES COSTA GUIMARÃES - SES-MG, DANIELE LOPES LEAL - SES-MG, JACQUELINE SILVA SANTOS - SES-MG


Período de Realização
O período para implantação dos Protocolos de Higiene Bucal é de novembro/2021 a dezembro/2022.

Objeto da experiência
Hospitais do Estado de Minas Gerais que recebem recurso da Política de Atenção Hospitalar Valora Minas- Módulo Valor em Saúde.

Objetivos
Implantar os Protocolos de Higiene Bucal para controle do biofilme presente na cavidade oral dos pacientes adultos internados nos 166 hospitais do Estado de Minas Gerais, visando a redução das pneumonias adquiridas, do tempo de internação, da mortalidade e dos custos dessas internações.

Metodologia
Formação de Grupo Técnico (GT) composto por profissionais com expertise em Odontologia Hospitalar e técnicas da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG); Construção de um material Técnico Científico pelo GT, contendo as diretrizes e os PHBH; Webseminário e reuniões online para entrega do material Técnico Cientifico aos hospitais; e Capacitação das equipes dos hospitais para operacionalização dos PHBH.

Resultados
As três primeiras etapas para a implantação dos PHBH foram executadas. Os hospitais de médio e grande porte do estado de Minas Gerais têm como meta da Política de Atenção Hospitalar para o ano de 2022, a implantação dos PHBH. Parcerias com Faculdades de Odontologia, Conselho Regional de Odontologia e profissionais da Rede de Atenção à Saúde Bucal estão sendo feitas pelos hospitais para auxiliar no processo de capacitação e operacionalização dos PHBH.

Análise Crítica
A inclusão do PHBH como meta dos hospitais com adesão à Política Estadual de Atenção Hospitalar caracterizará em um avanço para os hospitais de médio e grande porte do SUS de Minas Gerais. A falta de apoio financeiro, por parte do Ministério da Saúde, em relação à implantação dos cuidados de Saúde Bucal para pacientes internados, dificulta a adoção de PHBH em hospitais do SUS, embora existam evidências científicas da eficácia de PHBH para o controle e diminuição de pneumonia nosocomial.

Conclusões e/ou Recomendações
Os índices de pneumonias nosocomiais devem diminuir nos hospitais de médio e grande do SUS de Minas Gerais, nos próximos anos. As ações da Política de Atenção Hospitalar do Estado de Minas Gerais em relação à implantação dos PHBH poderão demonstrar um ganho expressivo para a saúde pública da população mineira. Novos estudos serão necessários para mensurar o impacto da implantação dos PHBH nos hospitais do SUS de Minas Gerais.