SA3.29 - SAÚDE BUCAL: INQUÉRITOS E REDES (TODOS OS DIAS)
|
40568 - ANÁLISE DO IMPACTO DAS AÇÕES SE SAÚDE BUCAL DO PSE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SALVADOR-BA TATIANA FREDERICO DE ALMEIDA - UFBA, RUANA CAROLINE QUEIROZ DA SILVA - UFBA, MARIA CRISTINA TEIXEIRA CANGUSSU - UFBA, MARIA BEATRIZ BARRETO DE SOUSA CABRAL - UFBA
Apresentação/Introdução Os programas de saúde bucal para os escolares são importantes para o controle da cárie. Eles utilizam abordagens educativas e preventivas, sensibilizando seus participantes para transformações no estilo de vida e comportamento. O Programa Saúde na Escola (PSE) prevê ações de saúde bucal, em busca da integração da educação com os serviços de saúde. Em Salvador, o PSE é desenvolvido em escolas municipais.
Objetivos Analisar o impacto das ações de saúde bucal do PSE no controle da cárie dentária em uma escola pública municipal de Salvador-BA. As ações foram realizadas durante quatro anos de acompanhamento (2016 a 2019), junto a escolares de 04 a 14 anos.
Metodologia Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo com dados de levantamentos em uma escola pública municipal no distrito de Brotas em Salvador-BA, a partir das ações do PSE coordenadas pela equipe de saúde bucal de uma unidade básica. As ações envolvem a realização de inquéritos anuais, escovação supervisionada, aplicação de flúor em gel e atividades educativas. A escola tem cerca de 400 estudantes anualmente, com idade entre 4 a 14 anos. Os dados analisados referem-se aos resultados de inquéritos entre o ano de 2016 a 2019. Foram feitas análises descritivas e comparativas das variáveis (sexo, presença de cárie, presença de biofilme, ceo-d/CPO-D) utilizando o STATA 12.
Resultados Participaram desse estudo crianças com idade entre 04 a 14 anos. Em 2016 foram avaliadas 389; em 2017: 312 crianças; em 2018 : 412 e em 2019: 409. Para a análise dos dados, a amostra de participantes foi subdividia em 3 grupos, de acordo com a idade dos escolares, sendo: grupo 1: 4 a 5 anos; grupo 2: 6 a 8 anos; grupo 3: de 9 a 14 anos. Em todos os grupos observou-se uma redução da prevalência da cárie, da presença do biofilme dental e do ceo-d/CPO-D ao longo dos anos de acompanhamento; essa redução foi maior nos grupos dos pré-escolares (ceo-d 3,2 em 2016; ceo-d 1,5 em 2019).
Conclusões/Considerações Os resultados obtidos nesse estudo revelaram impacto positivo das ações de saúde bucal do PSE na escola avaliada. As intervenções realizadas foram capazes de reduzir a prevalência de cárie e de biofilme, melhorando a higiene bucal e consequentemente a qualidade de vida. Os achados na literatura ratificam os resultados apresentados e salientam a importância do PSE na redução de doenças e agravos em saúde.
|