SA3.29 - SAÚDE BUCAL: INQUÉRITOS E REDES (TODOS OS DIAS)
|
40527 - PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS AOS DEFEITOS DE DESENVOLVIMENTO DE ESMALTE EM PRÉ-ESCOLARES DE SALVADOR-BA TATIANA FREDERICO DE ALMEIDA - UFBA, AMANDA LUISA RODRIGUES DE PAIVA - UFBA, MARIA CRISTINA TEIXEIRA CANGUSSU - UFBA, MARIA BEATRIZ BARRETO DE SOUSA CABRAL - UFBA
Apresentação/Introdução Os Defeitos de Desenvolvimento de Esmalte (DDE) estão associados a distúrbios ocorridos no processo de desenvolvimento, ainda na vida intra-uterina. A presença de defeitos de esmalte pode relacionar-se com o desenvolvimento e a progressão de cárie, levando à perda precoce, à sensibilidade dentária, à má oclusão e problemas estéticos. Tais conseqüências podem influenciar a qualidade de vida.
Objetivos Descrever a prevalência e distribuição de DDE na dentição decídua de crianças de 03 a 05 anos de Salvador-BA, assim como seus fatores associados, considerando características socioeconômicas, da gestação, da assistência ao parto e comportamentos da criança.
Metodologia Trata-se de um estudo de corte transversal de caráter populacional (nos 12 distritos do município) que investigou os DDE em crianças de 03 a 05 anos de Salvador-BA, que frequentavam creches públicas municipais e Unidades de Saúde da Família, no ano de 2018. Realizou-se o exame oral e aplicou-se questionário ao respondente sobre características das crianças e famílias. Foram realizadas análises descritivas e multivariadas de regressão, assumindo um nível de confiança de 95%, considerando características socioeconômicas, da gestação, da assistência ao parto e comportamentos da criança.
Resultados Foram examinados 1591 pré-escolares de Salvador-BA, com média de idade de 54 meses. A maioria das crianças era do sexo masculino (50,41%) e apresentavam a cor da pele parda ou negra (93,34%). A prevalência de DDE foi de 9,24%. Na análise multivariada, verificou-se que o sexo masculino apresentou uma associação negativa com os DDE, já a idade maior ou igual a 54 meses e a presença de cárie na dentição decídua apresentaram uma associação positiva com os DDE.
Conclusões/Considerações Os DDE na dentição decídua mostraram-se com um problema a ser investigado na cidade de Salvador-BA entre os pré-escolares, sendo fortemente associado à cárie dentária. Estratégias de monitoramento deste agravo e preventivas de saúde bucal devem ser planejadas e efetivadas, além de políticas públicas que contribuam para promoção da saúde.
|