Sessão Assíncrona


SA3.28 - O DESAFIO NA CONSTRUÇÃO DE PROCESSOS DE REGIONALIZAÇÃO NO SUS (TODOS OS DIAS)

41968 - MÉTODO PARA ELABORAÇÃO DOS PLANOS DE AÇÃO REGIONAIS DAS RAPS DO RIO DE JANEIRO
SUZANE GATTASS DE PAULA CORRÊA - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, DANIEL DUBA ELIA - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, MARLI PAIXÃO - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, CARLOS EDUARDO HONORATO - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, NELLY AZEREDO - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, JIULIA CALIMAN - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, ANA CLAUDIA COELHO DE OLIVEIRA - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, ARTEMIS SOARES VIOT SERRA - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, CINTIA GIL - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, PEDRO PAULO MENDES - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO


Período de Realização
OUTUBRO DE 2021 A SETEMBRO DE 2022

Objeto da experiência
ELABORAR OS PLANOS DE AÇÃO REGIONAIS DAS RAPS DO RIO DE JANEIRO

Objetivos
OBJETIVOS: Planos de caráter regional; pactuações em CIR e CIB: compromisso e legitimidade; e financiamento junto ao Ministério da Saúde


Metodologia
1: GT Tripartite para o debate com atores municipais, COOCAPS, APS, Planejamento e MS. 2:Diagnóstico:Matriz Diagnóstica e trabalho dos Apoiadores Regionais e Coordenadores Municipais de Atenção Psicossocial. 3: Discussão dos Diagnósticos nos 9 GCR. Início da transformação dos problemas prioritários, já identificados, em metas: equipe SES/RJ. Oficinas de Planejamento para elaborar os Planos de Ação: maio, junho e julho. 6: Pactuação nas CIR: agosto 2022. 7: Pactuação na CIB de setembro de 2022.

Resultados
PROCESSO PARTICIPATIVO ENVONVENDO OS ATORES DAS RAPS MUNICIPAIS, ESTADUAL. PLANOS DE AÇÃO CONSTRUÍDOS PARA QUATRO ANOS COM AÇÕES MUNICIPAIS, REGIONAIS E ESTADUAIS, COM FONTE DOS RECURSOS DESCRITA E COM OS REPONSÁVEIS PELAS AÇÕES.

Análise Crítica
Foi utilizada no Diagnóstico das 9 regiões de saúde uma Matriz Diagnóstica da RAPS ERJ, que foi construída de modo integrado ao Cofinancimaneto do ERJ. Também integrou o Diagnóstico questões dos Questionários das RAPS enviados em 2021. Integrou tb o trabalho dos Apoiadores Regionais da equipe estadual. Foram utilizados os Indicadores do Cofinanciamento: matriciamento e supervisão clínico-institucional. Foi realizado amplo diálogo com os atores municipais nos GCR.


Conclusões e/ou Recomendações
O monitoramento dos Planos de Ação Regionais das RAPS do Rio de Janeiro será fundamental para a sua própria execução e o seu aprimoramento. Todo o processo de elaboração dos Planos de Ação Regionais devem contar com mais de um encontro presencial para que as suas elaborações sejam mais qualificadas.