SA3.27 - REDES DE CUIDADOS, CONTINUIDADE E INTEGRALIDADE (TODOS OS DIAS)
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44900 - RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DOS NÍVEIS DE ATENÇÃO DO SUS: “ESTOU COM DOR! PARA ONDE VOU?” VITÓRIA DIAS DOS SANTOS - UNIT/SE, SANTANA , K.A - UNIT/SE, SANTANA M F - UNIT/SE, FIGUEIREDO M.S.A - UNIT/SE, ALVES, R. F .D - UNIT/SE, ANDRE LUIZ BAIÃO CAMPOS - UNIT/SE
Período de Realização A ação ocorreu em 24 de maio de 2022, na Unidade Básica de Saúde Roberto Paixão, em Aracaju/SE.
Objeto da experiência Tratou-se de experiência de comunicação em saúde sobre o SUS, trocando informações com a população sobre os níveis de atenção e acesso no SUS
Objetivos A campanha teve o objetivo de dialogar com usuários e suas experiências – negativas ou positivas - sobre a organização do SUS no que tange aos diferentes níveis de complexidade dos serviços ofertados. Conhecendo os caminhos dentro da rede, poderá haver melhor aproveitamento do sistema de saúde.
Metodologia A equipe de saúde , o professor e os estudantes da Universidade Tiradentes (membros da IFMSA e da Liga de Saúde da Família e Comunidade) planejaram a ação como uma conversa casual com os usuários sobre o acesso aos serviços no SUS. Utilizou-se a imagem de “Portas” – sendo a da UBS dos Hospitais apresentadas em cartolinas. Com uso de um microfone, a conversa se guiava por “situações-exemplo” que eram sorteadas pelos usuários numa caixa. Ao fim, respoderam a um instrumento avaliando a ação.
Resultados A conversa deu-se de forma leve e os usuários opinaram sobre as situações propostas, acrescentando exemplos de suas experiências reais. A avaliação da ação pode aferir o impacto dos participantes sobre as informações trazidas e debatidas. Perguntas abertas como “O quanto você acha esse tema importante de ser debatido?” “O quanto você conhecia a respeito do assunto antes da ação?” trouxe à tona as lacunas de informação sobre a rede e ao mesmo tempo o interesse destas pessoas de debaterem o tema.
Análise Crítica Parece ter havido impacto positivo aos presentes, refletindo sobre as portas de entrada, sobre acesso e desafios do SUS local.
A ação parece ter tido efeito reflexivo nos usuários e profissionais presentes na UBS. De fato, perguntar aos usuários para onde eles deveriam ir a partir de uma determinada situação apresentada, quais “portas” deveriam ser tentadas, quais estariam mais abertas ou mais fechadas em determinado tempo e contexto facilitou a criação de um espaço de escuta e trocas.
Conclusões e/ou Recomendações Apesar dos desafios de organização do acesso nos diferentes serviços de saúde, muitos usuários compartilharam suas vivências de como transitaram pelos níveis de atenção, ressaltando boas e más experiências nos hospitais ou nas UBS.
Faz-se necessário que as equipes incluam no planejamento de ações educativas não somente campanhas específicas ou temas sobre doenças, mas também ações sobre as estruturas e como nos relacionamos dentro do Sistema.
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