SA3.27 - REDES DE CUIDADOS, CONTINUIDADE E INTEGRALIDADE (TODOS OS DIAS)
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44896 - REORGANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO A PACIENTES DOMICILIADOS EM TERAPIA NUTRICIONAL ENTERAL NO TOCANTINS - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. MILENA ALVES DE CARVALHO COSTA - SES-TO, KEDMA MARIA CARNEIRO - SES-TO, DAFNE NAYARA QUINTA BARBOSA - UFT, VALQUIRIA SOARES DA SILVA - UFT
Período de Realização A experiência, ainda em execução, iniciou-se em 2019 com finalização prevista em dezembro de 2022
Objeto da experiência Reorganização da gestão estadual da PNAN voltada a pacientes com necessidades nutricionais especiais atendidos pela SES-TO
Objetivos Qualificação do banco de dados de pacientes; reorganização do fluxo de abertura de processo; adequação dos descritivos das fórmulas; identificação do perfil de pacientes atendidos
Metodologia Em 2019, a equipe de Nutrição/Assistência Farmacêutica realizou a padronização do banco de dados (Excel®), com a junção dos processos administrativos e judiciais. 2019/ 2020, as ações foram com SMS revendo fluxo de atendimento, orientação da abertura de processos, acompanhamento dos pacientes por profissionais da APS, por meio de e-mails e telefone. Como campo de estágio, as ações voltaram no final de 2021 e 2022 com a padronização das fórmulas, conforme RDC e posterior validação em GT
Resultados O banco de dados permitiu identificar duplicidades, facilitou a análise e monitoramento dos casos. Hoje, temos 2453 registros, ativos e inativos. Reorganizar o fluxo aumentou 20% de cadastros e de 25% dos municípios acompanhando pacientes em 2020 e em 2021 de 15% e 10% respectivamente. A padronização ofereceu a nutricionistas prescritores o roll de fórmulas conforme aquisição. 58% dos pacientes atendidos são TNE domiciliar, sendo 81,7% Adultos
Análise Crítica O fornecimento de dietas ocorre de forma regulamentada desde 2014. Nos últimos 3 anos reorganizamos a a área com foco na PNAN, PSAN, PNAB e PNPS, considerando a Assistência Farmacêutica um ponto de atenção ao paciente SUS que necessita de alimentação especial. A inexistência de sistema de informação dificulta o acompanhamento da execução das ações da PAS/PPA. Ainda não é possível apresentação de dados consistentes e detalhados para um cenário estadual e municipais e articulação com a AB estadual
Conclusões e/ou Recomendações Ampliou-se o atendimento e o cuidado assumido pelas SMS periodo. Mas, estratégias de EPS para nutricionistas prescritores foi proposto em projeto de intervenção de estágio de nutrição social realizado em 2022. Necessidade de elaboração de portaria estadual, com fluxos e protocolos claros e objetivos a fim de nortear profissionais de saúde, usuários e secretarias municipais de saúde, de forma participativa com profissionais, gestores e instâncias
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