Sessão Assíncrona


SA3.27 - REDES DE CUIDADOS, CONTINUIDADE E INTEGRALIDADE (TODOS OS DIAS)

41958 - SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS ASSISTIDOS EM POLICLÍNICAS REGIONAIS DE SAÚDE BAHIA, BRASIL
ERIKA SANTOS DE ARAGÃO - UFBA, MARTHA CARVALHO PEREIRA TEXEIRA - UFBA, KIONNA OLIVEIRA BERNARDES SANTOS - UFBA, MÁRCIO SANTOS DA NATIVIDADE - UFBA, RAFAEL DAMASCENO DE BARROS - UFBA, VINÍCIUS DE ARAÚJO MENDES - UFBA, RAFAEL LARANJEIRA CERQUEIRA - UFBA, JOSÉ RIVALDO FRANÇA - UFBA, LUIZ EUGÊNIO PORTELA FERNANDES DE SOUZA - UFBA


Apresentação/Introdução
As Policlínicas Regionais de Saúde (PRS) começaram a ser implantadas na Bahia, em 2017. Sendo as PRS uma iniciativa recente, ainda não há pesquisas avaliativas publicadas sobre elas. Neste processo, é fundamental a incorporação da percepção do usuário por ser um indicador sensível tanto da qualidade do serviço prestado, quanto da adequação do serviço à necessidade sentida.

Objetivos
Inserido em um projeto abrangente de avaliação das PRS, este estudo objetivou avaliar a satisfação dos usuários de quarto PRS da Bahia.

Metodologia
Para avaliação da satisfação com as PRS foram utilizadas técnicas de pesquisa quantitativa e qualitativa, com utilização de três estratégias: questionário, entrevistas semiestruturas com usuários e gestores e observação pelos pesquisadores. A coleta de dados foi conduzida em quatro policlínicas da Bahia, inauguradas em 2018: Feira de Santana, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus e Valença, em julho de 2021. Aplicou-se um questionário a uma amostra de 119 usuários e foram entrevistados 09 usuários e 04 gestores das quatro policlínicas. Realizou-se análise descritiva para etapa quantitativa e análise de conteúdo para a qualitativa.

Resultados
A maioria dos respondentes (89,7%) disse estar muito satisfeita ou satisfeita com os serviços prestados. A atuação dos profissionais, gerou elevada satisfação (98,3%). Nas entrevistas, identificou-se como primeiro núcleo de sentido a dimensão acesso, na qual existiram falas sobre dificuldade no acesso, associando-a à grande demanda dos usuários dos municípios para especialistas. Quando se analisou a dimensão do transporte, os usuários sinalizaram que estão satisfeitos com a existência do micro-ônibus, embora a logística de alguns municípios dificulta o retorno à cidade de origem. De modo geral, não há diferenças importantes nos graus de satisfação entre policlínicas avaliadas.

Conclusões/Considerações
A maioria dos usuários está satisfeita com a assistência prestada, mas apontam aspectos principalmente relacionados a transporte e alimentação, que precisam ser melhorados.