Sessão Assíncrona


SA3.27 - REDES DE CUIDADOS, CONTINUIDADE E INTEGRALIDADE (TODOS OS DIAS)

39234 - IMPLANTAÇÃO DO CICLO DE ATENÇÃO CONTÍNUA EM UM SERVIÇO DA ATENÇÃO AMBULATORIAL ESPECIALIZADA DE MINAS GERAIS
VICTOR DOS REIS SANTIAGO - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE MINAS GERAIS, THAIS LACERDA E SILVA - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS, ERICK DEIVIDE DIAS - COORDENADOR ASSISTENCIAL DO CEAE PATOS DE MINAS, ISABELA MUNDIM LIMA DE MATOS - COORDENADORA ADMINISTRATIVA DO CEAE PATOS DE MINAS


Período de Realização
Entre março/21 a maio/22, período de realização do Projeto Estratégico Saúde em Rede.

Objeto da experiência
Implantação do Modelo de Ciclo de Atenção Contínua em um Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE), situado na região Noroeste de Minas Gerais.

Objetivos
Relatar a experiência de implantação do Modelo do Ciclo de Atenção Contínua, na linha de cuidado materno-infantil, em um CEAE da região Noroeste de Minas Gerais.

Metodologia
O Ciclo de Atenção Contínua pressupõe a reorganização do trabalho no CEAE para ofertar assistência multiprofissional com abordagem interprofissional aos usuários de alto risco e/ou muito alto risco de forma sequencial em um mesmo dia, tendo como produto final a elaboração de um plano de cuidados, construído pela equipe e compartilhado com a APS. Sua implantação se deu por meio de oficinas tutoriais desenvolvidas com a equipe do CEAE, por ocasião do Projeto Saúde em Rede, proposto pela SES-MG.

Resultados
A partir das discussões, o CEAE providenciou a contratação de um enfermeiro para compor a equipe e atuar como ponto de apoio, fundamental para garantir a gestão do cuidado dos usuários em atendimento no serviço. Houve, ainda, a reorganização dos espaços de atendimentos para realização do ciclo de atenção contínua, de modo que os profissionais pudessem estar próximos uns dos outros. Os registros dos atendimentos são feitos no Plano de Cuidados e discutidos ao fim do circuito.

Análise Crítica
A metodologia problematizadora utilizada nas oficinas do Projeto propiciou uma reflexão sobre a forma como o serviço especializado estava organizado para o atendimento aos usuários e uma análise sobre as necessidades de mudanças para a implantação do ciclo de atenção contínua. Os desafios percebidos foram a fragmentação do cuidado, o grande quantitativo de usuários e insuficiências no auto-cuidado.

Conclusões e/ou Recomendações
O Ciclo de Atenção Contínua possibilita o fortalecimento do cuidado interprofissional e a incorporação mais sistemática da elaboração do plano de cuidado dos usuários atendidos no serviço. É necessária uma reorganização estrutural da unidade e da integração da equipe para abordagem interprofissional compartilhando os objetivos terapêuticos, ações e resultados com a APS.