Sessão Assíncrona


SA3.27 - REDES DE CUIDADOS, CONTINUIDADE E INTEGRALIDADE (TODOS OS DIAS)

38483 - ANÁLISE DE IMPLANTAÇÃO DA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL EM SALVADOR
JÉSSICA JANAI MENESES VALÉRIO - UFBA, CATHARINA LEITE MATOS SOARES - UFBA


Apresentação/Introdução
A política de saúde mental brasileira é resultado de mobilização visando os direitos humanos. Em 2011, foi publicada a portaria que institui a Rede de Atenção Psicossocial visando ampliar o acesso e integrar diferentes pontos de atenção no cuidado à saúde. Estudos no país revelam essa rede fragmentada, assim como em Salvador, que possui lacunas de trabalhos avaliativos sobre a temática.

Objetivos
Identificar as ações propostas pela Secretaria de Saúde de para a implantação da rede de Salvador; descrever a implantação atual da referida rede; analisar os avanços e nós críticos para o desenvolvimento da RAPS.

Metodologia
É um estudo de avaliação com abordagem qualitativa. Para a fundamentação teórica utilizou-se a teoria do jogo social de Carlos Matus a fim de trazer elementos do contexto de implantação da rede. Foi elaborado um modelo lógico apresentando como a RAPS deve ser operacionalizada considerando seus objetivos, atividades em cada ponto de atenção e os resultados intermediários e finais. Os dados foram coletados por meio de documentos oficiais, bem como entrevistas e grupos focais online com informantes chave. O material foi processado e analisado à luz do modelo lógico e da teoria do jogo social.

Resultados
Houve avanços na implantação da Rede de Atenção Psicossocial. Contudo, há insuficiência de investimentos financeiro, político bem como de um funcionamento estrutural adequado para dar respostas as necessidades de saúde dos usuários, principalmente na atenção especializada comprometendo a articulação da rede. Há descontinuidade de ações de integração e criação de fluxos de trabalho por diminuição/troca/pouca capacitação de profissionais. O contexto revelou conflitos de interesses na rede, muitas ações realizadas por vezes são nebulosas para alguns e sofre forte influência do acaso o que gera a improvisação e incapacidade para processar os problemas identificados na implantação da RAPS.



Conclusões/Considerações
O trabalho revela que a rede de saúde mental está distante de alcançar a atenção integral aos usuários. Os jogos macro organizacional, da comunicação e das ciências que tiveram maior influência sobre os nós críticos para implantação, tendo em vista que para os jogadores terem desejo pela jogada e capacidade para jogar precisam de estrutura de trabalho adequada, conhecimentos/formação, bem como se relacionar com outros jogadores.