SA3.26 - REDES DE ATENÇÃO: REGULAÇÃO E ARRANJOS DE CUIDADO (TODOS OS DIAS)
|
44853 - EXPERIÊNCIA DO RIO GRANDE DO NORTE NA IMPLEMENTAÇÃO, ARTICULAÇÃO INTERSETORIAL E MONITORAMENTO DA REDE DE CUIDADOS À SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA SAMARA PEREIRA DANTAS LEMOS - SESAP-RN, MARILENE SOARES DA SILVA - SESAP-RN, HANDREZZA HELENA SOARES SIQUEIRA - SESAP-RN, LUCIMARA TORRES DOS SANTOS OSORIO - SESAP-RN
Período de Realização O período de realização ocorreu de 2020 ao primeiro semestre de 2022
Objeto da experiência Promover a qualificação e a sustentabilidade da RCPD, através de ações estratégicas que fomentem resultados efetivos à saúde da população.
Objetivos Qualificar o cuidado;
Promover Educação Permanente para os profissionais que compõem a RCPD;
Desenvolver ações de intersetoriais;
Promover qualidade de vida para as PcD;
Incentivar o trabalho multi e interdisciplinar;
Contribuir para a sustentabilidade da RCPD.
Metodologia Realizou-se mapeamento dos equipamentos da RCPD no RN (CER e Oficinas Ortopédicas), escuta ativa da Atenção Primária, Ministério Público, controle social, identificados os nós críticos que dificultam e/ou impedem o avanço das ações, criação e aplicação de Lista de Verificação para monitoramento, em seguida elaborou-se planos de ação com base nas oportunidades de melhorias e promover sustentabilidade da RCPD, com ações intersetoriais.
Resultados Qualificação da RCPD, melhoria no acesso, contrarreferência, trabalho transversal e intersetorial (Componentes da RCPD, Educação, Assistência Social, Controle Social e Ministério público), uso da Educação permanente, fortalecimento da regionalização, descentralização de serviços, ganhos substanciais para a rede, profissionais e usuários, atuação de forma multidisciplinar, interdisciplinar e transversal, integralidade/inclusão. O conjunto de ações converge para a sustentabilidade da RCPD.
Análise Crítica A experiência vivenciada no RN é de relevância, provoca reflexões e aprendizados, favorece o processo de inclusão, amplia e fortalece os mecanismos. Dar visibilidade aos movimentos singulares existentes, salientando que deve ser tecida nos cotidianos entre gestores, trabalhadores e usuários. A RCPD segue seu ritmo desafiador, que vai desde a falta de RH às dificuldades em repensar as práticas como ponto de partida para uma nova caminhada.
Conclusões e/ou Recomendações O brevíssimo panorama sobre a RCPD, permite afirmar que a atual política avança em várias direções e vai ao encontro do aprimoramento do SUS. O RN busca com este método inovador, alcançar resultados consistentes e duradouros. Este permite executar ações que proporcionam definição de fluxos, acesso facilitado, qualificação e sustentabilidade da RCPD. Contribuindo para transformações e inovações no campo da saúde da pessoa com deficiência.
|