Sessão Assíncrona


SA3.26 - REDES DE ATENÇÃO: REGULAÇÃO E ARRANJOS DE CUIDADO (TODOS OS DIAS)

41298 - LEVANTAMENTO RÁPIDO SOBRE EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E EFETIVIDADE DA POLICLÍNICA REGIONAL DE SAÚDE DA REGIÃO DE JEQUIÉ/ CONSÓRCIO INTERFEDERATIVO DE SAÚDE.
IGNÊS BEATRIZ OLIVEIRA LOPES - POLICLÍNICA REGIONAL DE SAÚDE EM JEQUIÉ/CONSÓRCIO INTERDEFEDARITVO DE SAÚDE DA REGIÃO DE JEQUIÉ, LORENA MOURA DI GREGÓRIO - CONSÓRCIO INTERFEDERATIVO DE SAÚDE DA REGIÃO DE JEQUIÉ., FABIA CRISTINA BRANDÃO SANTANA - CONSÓRCIO INTERFEDERATIVO DE SAÚDE DA REGIÃO DE JEQUIÉ., EMANUELLE ESCOLÁSTICO OLIVEIRA. - CONSÓRCIO INTERFEDERATIVO DE SAÚDE DA REGIÃO DE JEQUIÉ., KLEBER RAMOS DE JESUS - MKS SISTEMAS - CONSULTORIA EM CONTROLE INTERNO, JOSÉ BASTOS MEIRA NETO - POLICLÍNICA REGIONAL DE SAÚDE EM JEQUIÉ/CONSÓRCIO INTERDEFEDARITVO DE SAÚDE DA REGIÃO DE JEQUIÉ, LAÍS MACHADO DE SOUZA - POLICLÍNICA REGIONAL DE SAÚDE EM JEQUIÉ/CONSÓRCIO INTERDEFEDARITVO DE SAÚDE DA REGIÃO DE JEQUIÉ, RITA DE FÁTIMA ANJOS LAGO - POLICLÍNICA REGIONAL DE SAÚDE EM JEQUIÉ/CONSÓRCIO INTERDEFEDARITVO DE SAÚDE DA REGIÃO DE JEQUIÉ


Período de Realização
Dia 03 de maio de 2019, em duas reuniões (manhã e tarde).

Objeto da experiência
Identificar informações que evidenciassem a eficiência, eficácia e efetividade da Policlínica Regional de Saúde em Jequié/Consórcio Interfederativo.

Objetivos
1) Descrever a metodologia utilizada para realizar, de forma rápida, o levantamento de informações sobre eficiência, eficácia e efetividade da Policlínica Regional de Saúde da região de Jequié/ Consórcio Interfederativo de Saúde em Jequié. 2) Apresentar os resultados do levantamento realizado.

Metodologia
Foi elaborado um formulário contendo duas planilhas, uma os exames e outra com as especialidades médicas ofertadas pela Policlínica para que o município indicasse quais serviços ele teria acesso caso a Policlínica não existisse. Também havia perguntas relativas aos efeitos da policlínica sobre custos para o município e à contribuição da Policlínica para a saúde do município. Foi aplicado em duas reuniões, uma com os reguladores e a outra com os secretários de saúde dos municípios consorciados.

Resultados
Dos 28 municípios consorciados, 21 responderam - 10 Secretários de Saúde e 19 reguladores municipais. De acordo com as respostas, a Policlínica permitiu ou ampliou o acesso a exames e consultas especializadas até então indisponíveis na maioria dos municípios, reduziu as viagens para consultas e exames, ampliou o diagnóstico precoce, reduziu gastos no município, porém aumentou a demanda de viagens para tratamento. A contribuição da Policlínica para a saúde nos municípios foi afirmada por todos.

Análise Crítica
A utilização de levantamento rápido das informações se justificou pela necessidade do Consórcio em responder à solicitação do Tribunal de Contas dos municípios do estado da Bahia. Os resultados demonstraram efeitos positivos da Policlínica sobre acesso, diagnóstico, deslocamentos e custos. Entretanto, persistem desafios quanto a disponibilidade de especialidades, a quantidade de serviços ofertados versus a necessidade populacional e o atendimento à crescente demanda por viagens para tratamento.



Conclusões e/ou Recomendações
O resultado do levantamento dos serviços indisponíveis aos municípios caso a Policlínica não existisse foi muito expressivo. A Policlínica Regional de Saúde em Jequié representou ampliação de oferta de serviço e acolhimento à demanda reprimida. A análise da questão aberta evidenciou o reconhecimento à qualidade do atendimento, humanização e contra-referência. Recomenda-se que pesquisadores se debrucem sobre a avaliação das Policlínicas Regionais.