SA3.26 - REDES DE ATENÇÃO: REGULAÇÃO E ARRANJOS DE CUIDADO (TODOS OS DIAS)
|
38441 - A EXPERIÊNCIA DE IMPLANTAÇÃO DO PROJETO SAÚDE EM REDE NO MUNICÍPIO DE CLÁUDIO-MG CLEONICE FERREIRA RABELO - ESPMG, THAIS LACERDA E SILVA - ESPMG, ISABELA FLÁVIA DOS SANTOS - SMS, PATRÍCIA PARLEY LACERDA - SMS, REGINALDO TEIXEIRA SANTOS - SMS, LUANA VILELA E VILAÇA - SMS, ANA CLEONICE DOS SANTOS DE SÁ - SMS
Período de Realização O Projeto foi desenvolvido no município de Cláudio - MG no período de junho de 2021 a maio de 2022.
Objeto da experiência Discussão e reflexão sobre processos de trabalho que envolvem a Atenção Primária em Saúde (APS), no âmbito do Projeto Saúde em Rede.
Objetivos Relatar as contribuições da implementação do Projeto Saúde em Rede para a (re)organização de processos de trabalho em uma unidade básica de saúde do município de Cláudio-MG.
Metodologia O Saúde em Rede é um projeto da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, cuja implementação no município de Cláudio se deu pela realização de 17 oficinas em uma unidade básica de saúde (UBS). As oficinas, realizadas no horário de trabalho, contou com a participação dos trabalhadores da UBS e a mediação de dois tutores. O monitoramento da implementação do Projeto se deu pelo acompanhamento do Plano de Ação da UBS e pela avaliação dos macro e microprocessos da APS previamente definidos.
Resultados Foi realizado ao longo do Projeto: a atualização do cadastro das famílias e dos mapas inteligentes, a classificação de risco das famílias, a análise da cobertura vacinal no município e da organização da sala de vacinas, entre outros. A reflexão e a discussão sobre os processos de trabalho da APS trouxe para a equipe uma melhor organização do atendimento aos usuários, intensificação da busca ativa no território e um melhor planejamento das ações, em sintonia com as necessidades de saúde.
Análise Crítica O Saúde em Rede resgata a organização dos processos de trabalho das linhas de cuidado não só materno-infantil, incluindo a imunização, mas também de hipertensos e diabéticos através da reflexão dos profissionais e análise e utilização de instrumentos constantes no material do Projeto, o que interfere positivamente no atendimento e acompanhamento da população.
Conclusões e/ou Recomendações O Projeto Saúde em Rede reforçou o papel da APS como coordenadora do cuidado e ordenadora das redes de atenção, além das características dos processos de trabalho da estratégia de Saúde da Família. É preciso valorizar projetos e buscar políticas públicas que fomentem estes processos de Educação Permanente em Saúde (EPS), possibilitando espaços protegidos para a discussão do trabalho e mudanças na qualidade das ações ofertadas.
|