Sessão Assíncrona


SA3.25 - A POTÊNCIA E IMPORTÂNCIA DOS NASF NO SUS (TODOS OS DIAS)

44777 - O APOIO INSTITUCIONAL COMO FERRAMENTA DE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE DO SUS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
FERNANDA DA SILVA ALVES - CASSI


Período de Realização
2015 a 2019

Objeto da experiência
Apoio Institucional enquanto importante ferramenta de qualificação do processo de trabalho na Atenção Primária de Saúde (APS)

Objetivos
Relatar a experiência como Apoiadora Institucional, descrever as atribuições da categoria e analisar os avanços e desafios durante a experiência.

Metodologia
Será um relato de experiência sobre a atuação da autora como Apoiadora Institucional da Atenção Primária a Saúde de duas Secretárias Municipais de Saúde do Estado da Bahia durante o período de 2015 a 2019. Durante esse relato será realizada a discussão teórico sobre o Apoio Institucional e suas atribuições e será descrito as principais atribuições e os avanços e desafios que foram conquistados durante a experiência.

Resultados
A função do apoio é chave para a instaurar processos de mudanças em saúde em grupos e instituições. O objeto de trabalho do apoiador institucional da APS é o processo de trabalho das equipes de Saúde da Família com vista a possibilitar melhor organização das práticas e maior apropriação dos trabalhadores em relação ao seu fazer cotidiano, contribuindo na perspectiva de transformar os modelos de gestão hierarquizados em modelos mais horizontalizados.

Análise Crítica
O papel do apoiador Institucional (AI) utiliza-se, principalmente da tecnologia leve e tem a educação permanente como aliada no processo de formação em saúde e qualificação do processo de trabalho na APS. Apesar, de diversos artigos demonstrarem a importância desses profissionais, na prática encontra-se baixa implantação nos municípios. Além disso, aqueles locais onde existe é comum o baixo reconhecimento e a desvalorização pelos profissionais de saúde e a própria gestão.

Conclusões e/ou Recomendações
Com o avanço da tecnologia e o surgimento das inovações de saúde, o papel do apoio institucional se faz fundamental na discussão dos processos através da educação permanente e na otimização dos processos que impactam diretamente na assistência à saúde prestada aos usuários.