SA3.25 - A POTÊNCIA E IMPORTÂNCIA DOS NASF NO SUS (TODOS OS DIAS)
|
44223 - PERCEPÇÃO DAS EQUIPES DE SAÚDE DA ATENÇÃO BÁSICA E NASF-AB SOBRE O APOIO MATRICIAL E A ATUAÇÃO INTERDISCIPLINAR NO MUNICÍPIO DE PETRÓPOLIS – RJ ERIKA KINAST CRUZ SECCO - UNIFASE, THAISE GASSER GOUVÊA - UNIFASE, MARIA REGINA BORTOLINI DE CASTRO - UNIFASE
Apresentação/Introdução O Apoio Matricial em saúde é definido como um arranjo na organização dos serviços com objetivo de organizar e ampliar a oferta de ações em saúde. Na Atenção Básica, pode se configurar pela relação entre as equipes de ESF e de NASF-AB, os quais são compostos por profissionais de diversas áreas de conhecimento, que atuando de forma integrada com estas equipes possibilitam a atuação interdisciplinar.
Objetivos Analisar a percepção das equipes de saúde da AB e dos profissionais do NASF-AB sobre o Apoio Matricial e a atuação interdisciplinar no município de Petrópolis – RJ.
Metodologia Trata-se de um estudo de caráter descritivo, com abordagem quantitativa, realizado no período de novembro de 2019 a fevereiro de 2020, envolvendo profissionais das equipes de saúde da AB que receberam o Apoio Matricial e das equipes do NASF-AB do Município de Petrópolis-RJ. A coleta de dados ocorreu presencialmente, por meio da aplicação de questionários semiestruturados. Para a análise dos dados, foi realizada análise estatística descritiva simples.
Resultados 45 profissionais, com idade média de 39,1 anos, sendo 73,3% do sexo feminino e 26,7% masculino. Dos 45 participantes, 27 eram profissionais de saúde das equipes da AB e 18 do NASF-AB. 63% dos profissionais da AB e 94,4% do NASF-AB relatou já ter encontrado ou ainda encontrar dificuldades na atuação interdisciplinar. Apesar disto, os demais resultados apresentados evidenciaram um expressivo percentual de satisfação e reconhecimento da importância do Apoio Matricial no município de Petrópolis-RJ, valorizando a atuação das equipes do NASF-AB e ressaltando a percepção unânime quanto a presença de benefícios provenientes desta atuação para as equipes da AB e para os usuários.
Conclusões/Considerações O estudo aponta para a possível necessidade de ampliação de equipes do NASF-AB e do aprimoramento de educação continuada à respeito das atribuições das equipes do NASF-AB e sobre a função das mesmas na rede de saúde do município, para extensão da cobertura a um maior número de equipes da AB e contribuição na formação profissional voltada para a lógica do Apoio Matricial e da atuação interdisciplinar.
|