Sessão Assíncrona


SA3.25 - A POTÊNCIA E IMPORTÂNCIA DOS NASF NO SUS (TODOS OS DIAS)

43617 - MATRICIAMENTO COMO FERRAMENTA DE AMPLIAÇÃO DO CUIDADO NO ÂMBITO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
EMANUELE LOPES DA SILVA - INSTITUTO RENÉ RACHOU - IFF/ FIOCRUZ MINAS, ITAMAR DE ALMEIDA CARNEIRO - INSTITUTO RENÉ RACHOU - IFF/ FIOCRUZ MINAS


Período de Realização
Experiência realizada no período de Março a Junho de 2019.

Objeto da experiência
Encontros de Matriciamento como fermenta para ampliação do cuidado compartilhado e integral na Atenção Primária à Saúde.

Objetivos
Ampliar as práticas de cuidado em caráter integral e compartilhado na Atenção Primária à Saúde tendo como dispositivo o apoio matricial ofertado pela Equipe do Núcleo Ampliado à Saúde da Família – NASF-AB e realizar o levantamento das necessidades de saúde do município na esfera da AB.

Metodologia
Para o alcance dos objetivos, os círculos conversacionais foram amparados na Comunicação Não- Violenta, que preconiza a horizontalidade das relações, respeito e clareza na comunicação. Realizados em caráter mensal e com duração de 03 horas, tinham como mediadores os profissionais do NASF-AB e com a participação dos profissionais das Equipes de Saúde da Família. Utilizou-se o diário de campo visando o registro das necessidades dos territórios, mapeamento, pactuações e encaminhamentos.



Resultados
Observou-se ampliação de práticas de cuidado em saúde, como atividades coletivas de educação em saúde, visitas domiciliares e consultas compartilhadas. Os envolvidos relataram melhoria na comunicação e fortalecimento de vínculos entre os profissionais e usuários. A qualificação na oferta do cuidado também foi reconhecida, uma vez que o compartilhamento de saberes e fazeres possibilitava a construção coletiva de estratégias e ações frente às necessidades de saúde dos territórios.

Análise Crítica
Constatou-se através desta experiência que as práticas de matriciamento são fundamentais para o apoio das Equipes da Atenção Primária, cenário da integralidade e compartilhamento do cuidado. No entanto, essas práticas sofreram importantes ataques a partir da nova Política de Financiamento da Atenção Primária à Saúde. Tais mudanças desconsideraram o controle social e podem descaracterizar as diretrizes da Saúde da Família, uma vez que valoriza o modelo biomédico de fragmentação do cuidado.

Conclusões e/ou Recomendações
Os Encontros de Matriciamento foram considerados importantes dispositivos para ampliar as práticas qualificadas de cuidado no âmbito da Atenção Primária à Saúde, haja vista o espaço de escuta e compartilhamento entre os atores envolvidos. Desta forma, a experiência inaugurou um novo cenário de gestão do cuidado, sugerindo- se que tais práticas fossem incorporadas no Planejamento Semestral da Gestão da Atenção Básica no município da experiência relatada.