SA3.25 - A POTÊNCIA E IMPORTÂNCIA DOS NASF NO SUS (TODOS OS DIAS)
|
41427 - AÇÃO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE SOBRE ALEITAMENTO MATERNO REALIZADAS POR PROFISSIONAIS DO NASF-AB DE UMA UNIDADE DE SAÚDE EM UM MUNICÍPIO DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA. TAINÁ MEDEIROS MATOS - UFPR, ALINE TIBILLETTI SANTOS DO CARMO - UFPR, NICOLAS GRANZA BARBOSA - UFPR, JULIEANNE REID ARCAIN - SMS, SUELLEN GOULART - UFPR, DESIRRE RIBEIRO DE LIMA - UFPR, REGINA MARIA FERREIRA LANG - UFPR, ANABELLE RETONDARIO - UFPR
Período de Realização A experiência aconteceu durante o mês de agosto de 2021.
Objeto da experiência Educação em Saúde para promoção do Aleitamento Materno realizada com gestantes em uma Unidade de Saúde de Piraquara, região metropolitana de Curitiba.
Objetivos Relatar a vivência de ações para promoção do aleitamento materno, realizadas por profissionais de diferentes áreas do NASF-AB em uma unidade de saúde, além de contribuir como uma ferramenta político-social de percepção do objeto explorado.
Metodologia Nove gestantes foram convidadas, por meio das Agentes Comunitárias de Saúde, para participar de uma ação sobre Aleitamento Materno, uso de medicamentos por lactantes e prevenção de toxoplasmose durante a gestação. As mesmas foram à Unidade de Saúde ao longo do mês de agosto para receber individualmente as orientações realizadas em espaço privativo, denominado “Cantinho da amamentação”, pelos profissionais responsáveis: uma nutricionista, uma médica veterinária e um farmacêutico.
Resultados As nove gestantes que participaram da ação mostraram interesse na temática abordada, sanando questionamentos e inseguranças. A atuação multiprofissional ocorreu de forma harmônica, cada profissional contribuiu com a fala do outro, interagindo com as participantes simultaneamente. A ação foi composta por intervenções sob a luz de diferentes perspectivas profissionais, tornando a abordagem mais completa e favorecendo a interação entre profissionais de áreas variadas, em prol da promoção em saúde.
Análise Crítica A ação visava contribuir para a saúde da criança por meio do aleitamento materno, a intervenção mais eficaz na redução da morbimortalidade infantil. Em 2019, a mortalidade infantil em Piraquara-PR atingiu 19,28/1.000 nascidos vivos (IBGE, 2020), apontando a necessidade de intervenção nesse âmbito. Educação em saúde é uma ferramenta que viabiliza a troca de conhecimentos populares, auxilia os profissionais a conhecerem o território e favorece interação interdisciplinar e integralidade do cuidado.
Conclusões e/ou Recomendações A realização de ações de promoção da saúde tem elevada significância e a atuação multiprofissional contribui de forma singular na abordagem do cuidado. Por isso, considera-se necessária a manutenção de atividades permanentes com gestantes, a fim de incentivar o aleitamento materno e esclarecer sobre seus benefícios. Por fim, sugere-se a realização de ações continuadas de promoção da saúde, especialmente ao término das restrições sanitárias.
|