SA3.25 - A POTÊNCIA E IMPORTÂNCIA DOS NASF NO SUS (TODOS OS DIAS)
|
40663 - ATUAÇÃO DE EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NASF-AB EM COMUNIDADES DA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE MANACAPURU-AM THALISSON SAMUEL SILVA DOS SANTOS - UFAM, MARIA ANTÔNIA DE SOUZA LIMA - UEA, ANA MARIA DA SILVA VIEIRA, ROSA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA CÓRDOVA, ROJESSICA SOUZA DA SILVA, JOSIELE LEMOS COSTA, PÂMELA JORDANA PEREIRA DE LIMA
Período de Realização A experiência relatada fora realizada no período de 04 de janeiro de 2021 à 17 de dezembro de 2021.
Objeto da experiência Ampliar o alcance do SUS à pacientes rurais do município de Manacapuru com dificuldade de locomoção, levando serviços de saúde na comunidade.
Objetivos Garantir acesso à serviços de saúde pública aos usuários independentemente do local de residência; Proporcionar acesso a serviços públicos intersetoriais ou em qualquer nível de atenção à saúde; Diminuir a desigualdade da população rural na garantia de direito à serviços de saúde.
Metodologia Fora realizado a demarcação das áreas na qual serão desenvolvidas as ações, o reconhecimento das necessidades das comunidades e os obstáculos destas na acessibilidade ao serviço de saúde. Feito isto, a equipe multiprofissional NASF se desloca até o local e realiza ações de atenção básica de forma interdisciplinar, visando um atendimento holístico do paciente e a identificação de casos que necessitem de encaminhamento intersetorial ou para diferentes níveis de atenção em saúde.
Resultados Através da atuação da equipe NASF foi possível dar visibilidade à comunidades cujo acesso ao centro urbano do município é dificultoso, bem como identificar as áreas mais necessitadas. A partir desses dados estabeleceram-se ações que pudessem alcançar os objetivos da equipe dado a singularidade de cada território, bem como fortaleceu-se a rede intersetorial de serviços públicos do município, uma vez que garantiu-se o acesso a esta rede para as comunidades mais isoladas.
Análise Crítica O NASF mostrou-se satisfatório enquanto órgão assistencial, com bons resultados à nível biopsicossocial. Quanto ao manejo clínico, a abordagem multiprofissional e interdisciplinar é eficaz e integrável na prevenção e promoção da saúde, especialmente em ações comunitárias. Porém, visto esta equipe atua exclusivamente na atenção básica, reconhecer a inteira situação dos encaminhamentos torna-se um obstáculo, prejudicando a educação permanente, visto ter acesso a uma realidade pequena dos usuários.
Conclusões e/ou Recomendações Sendo assim, a importância de uma equipe multiprofissional NASF é indiscutível, no entanto, é desejável que sua atuação não se limite à atenção primária, uma vez que ao ocuparem espaços na atenção secundária ou terciária, possam ter acesso a um recorte maior da realidade dos usuários do SUS, facilitando desta forma o matriciamento, visando uma reforma e ampliação do cuidado especializado ambulatorial e, consequentemente melhor resolubilidade.
|