Sessão Assíncrona


SA3.25 - A POTÊNCIA E IMPORTÂNCIA DOS NASF NO SUS (TODOS OS DIAS)

39840 - CURSO DE EXTENSÃO SOBRE APOIO MATRICIAL: FERRAMENTA PARA O FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO BÁSICA EM TEMPOS DE RETROCESSO
CARMEN MARQUES LOPES - UFSJ, TATIANA TEIXEIRA DE MIRANDA - UFSJ, GABRIELA BORGES ALVARENGA CARNEIRO - UFSJ, DANIELA MARRAS DIAS DE SOUZA - UFSJ, LEIDIANE MUNIZ MEIRA - UFSJ, ROSA GOUVEA SOUSA - UFSJ, CÁSSIA BEATRIZ BATISTA - UFSJ


Período de Realização
Curso de Extensão sobre Apoio Matricial organizado e desenvolvido desde março de 2021.

Objeto da experiência
Desenvolvimento de um Curso de Extensão sobre Apoio Matricial ofertado aos gestores e profissionais de saúde de São João Del Rei e região.

Objetivos
Fomentar o debate sobre Apoio Matricial como ferramenta para o fortalecimento da atenção básica; favorecer o desenvolvimento de atitudes, habilidades e conhecimentos para a utilização deste instrumento; contribuir para o aprendizado de graduandos sobre processos de educação e formação em saúde.

Metodologia
O Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC-UFSJ) agrega programas de ensino, pesquisa e extensão, visando o fortalecimento do SUS local e regional e o estreitamento de vínculos entre universidade, trabalhadores e gestores. O debate sobre apoio matricial tem sido uma de nossas bandeiras. Realizamos estudos sobre o tema e sobre metodologias ativas de ensino, organizando um curso com vivências em sala de aula e nos serviços de saúde voltado a profissionais e gestores da saúde local e regional.

Resultados
Houve 27 inscritos, com participação média de 12 alunos por encontro. Foram realizados sete encontros presenciais, uma atividade em EaD e seis atividades em campo. As atividades presenciais tinham conexão direta com as ações em campo (reunião de equipe, genograma, ecomapa, PTS etc), fomentando análise e debate das realidades vivenciadas pelos participantes. Utilizamos metodologias ativas de ensino, plataforma virtual e portfólio reflexivo, com participação ativa dos cursistas durante o processo.

Análise Crítica
Após experiência prévia de desenvolvimento de apoio matricial na ESF com resultados insatisfatórios, organizamos um curso de sensibilização e formação de profissionais e gestores para o uso dessa ferramenta. Tivemos pouco apoio dos gestores, o que comprometeu a participação dos profissionais da saúde. Isto mostra a dificuldade em reconhecer a importância da educação permanente em saúde e da interdisciplinaridade como processos vitais ao trabalho na APS e ao fortalecimento do SUS.

Conclusões e/ou Recomendações
Apesar dessas dificuldades, os participantes aderiram às atividades do curso, articulando em profundidade o debate teórico proposto e a vivência prática nos serviços. Através das discussões promovidas nas atividades presenciais e das anotações nos portfólios, foi possível perceber a potência do apoio matricial na atenção básica, inclusive como resistência aos retrocessos políticos que pretendem a volta do trabalho de especialistas nas UBS.