SA3.24 - ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E ACESSO À MEDICAMENTOS (TODOS OS DIAS)
|
41952 - EFEITO DO PROGRAMA AQUI TEM FARMÁCIA POPULAR SOBRE A MORTALIDADE E POR HIPERTENSÃO E DIABETES. KIONNA OLIVEIRA BERNARDES SANTOS - UFBA, MARCIO NATIVIDADE, - UFBA, JURACY BERTOLDO, - UFBA, LUÍS EUGENIO PORTELA FERNANDES DE SOUZA - UFBA, ERIKA SANTOS DE ARAGÃO - UFBA
Apresentação/Introdução No país, ainda são escassas informações relativas a real prevalência da DNCT, grau de tratamento e controle. Apesar da evolução e tecnologias de tratamento medicamentoso, parte da população não adere ao tratamento. O controle dos agravos pode reduzir significativamente a mortalidade por DCNT, assim como os custos do atendimento das suas complicações.
Objetivos Analisar o efeito do Programa ATFP sobra a mortalidade por hipertensão e diabetes.
Metodologia Foi realizado um estudo caso-controle, nos anos de 2010 a 2015 nos municípios brasileiros cobertos pelo sistema HÓRUS. Foram definidos como casos os usuários com óbitos / hospitalizações notificadas na base SIM / SIH, para diabetes e hipertensão e causas associadas. Os controles foram indivíduos com diabetes e hipertensão que não apresentaram os desfechos de interesse. A variável de exposição principal foi definida como tipo de dispensação pela utilização serviço. Foi realizada análise descritiva das variáveis e posteriormente uma análise bivariada com distribuição de frequência, cálculo da Odds Ratio (OR) bruta. Posteriormente, realizou-se análise multivariada com ajustes estatísticos adequados.
Resultados Os modelos multivariados controlados por município mantiveram efeito protetor para dupla dispensação medicamentosa tanto para diabetes (9%) quanto para hipertensão (11%). A análise por Região permitiu verificar que para ambas as patologias, a região com maior efeito de proteção de óbitos sob a dupla dispensação de medicamentos foi a região Sudeste. Foi identificado que municípios de grande porte, apresentaram maior padrão de redução de óbitos por diabetes, o mesmo comportamento não foi identificado entre os casos de hipertensão. O efeito de proteção dos óbitos por diabetes e hipertensão entre usuários sob dupla dispensação de medicamentos.
Conclusões/Considerações De maneira geral, foi possível identificar efeito protetor da dupla dispensação de medicamentos sobre hospitalização e óbitos relacionados a DM/ HAS e que o programa ATFP atua de forma complementar a rede básica. O estudo aponta para um diagnóstico geral sobre o acesso à medicação e a participação do programa ATFP.
|