SA3.24 - ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E ACESSO À MEDICAMENTOS (TODOS OS DIAS)
|
38754 - FATORES ASSOCIADOS AO USO DE MEDICAMENTOS BIOLÓGICOS MODIFICADORES DO CURSO DA ARTRITE REUMATOIDE NA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NO BRASIL ANA LIANI BEISL OLIVEIRA - ENSP, MONICA RODRIGUES CAMPOS - ENSP, ELISANGELA DA COSTA LIMA - UFRJ, VERA LUCIA LUIZA - ENSP
Apresentação/Introdução A artrite reumatoide é uma doença crônica que atinge cerca de 1% da população. O tratamento fornecido pelo Componente Especializado de Assistência Farmacêutica inclui medicamentos modificadores do curso da doença biológicos (MMCDbio), de alto custo. O estudo de fatores associados ao uso de MMCDbio contribui para racionalizar recursos em saúde ao identificar pontos prioritários para intervenções.
Objetivos Analisar o acesso e os fatores associados ao uso dos medicamentos modificadores do curso da doença biológicos para artrite reumatoide no Brasil
Metodologia Foi realizado estudo longitudinal, com coleta de dados individualizados e anonimizados de pacientes classificados com os CID-10 da artrite reumatoide, com 16 anos ou mais, no sistema de informação ambulatorial de Autorização de Procedimento de Alta Complexidade/Custo (SIA/SUS APAC), que utilizaram medicamentos do Componente Especializado de Assistência Farmacêutica, no período de janeiro a dezembro de 2019 no Brasil. A análise considerou os grupos de variáveis: características demográficas dos usuários; provisão de medicamentos para artrite reumatoide; oferta do cuidado em artrite reumatoide e caracterização dos municípios. As análises foram realizadas com o programa SPSS V.22.0.
Resultados O estudo incluiu 155.679 pacientes, sendo 84,6% mulheres. A adesão foi maior para os MMCDbio, expressa tanto pelo número de pacientes com, pelo menos, 80% do máximo de dispensações possíveis (64%) quanto pelo número médio de dispensações no ano. Houve maior oferta de médicos reumatologistas em municípios de grande porte. O banco SIA/SUS APAC de medicamentos se mostrou extremamente limitado quanto a análise por porte populacional, devido a discrepância dos dados referentes aos municípios de dispensação registrados e os municípios que efetivamente realizaram a dispensação no período analisado.
Conclusões/Considerações Os MMCDbio foram dispensados pelo Componente Especializado de Assistência Farmacêutica para um terço dos pacientes com diagnóstico de artrite reumatoide em 2019. A maior frequência desta dispensação mostrou-se associada ao maior percentual de médicos reumatologistas. Também merece ser melhor explorada a divergência de polos dispensadores entre o SIA/SUS APAC e as páginas eletrônicas das secretarias estaduais de saúde.
|