SA3.23 - IMUNIZAÇÃO E COBERTURA VACINAL (TODOS OS DIAS)
|
43957 - LEVANTAMENTO DA SITUAÇÃO VACINAL DOS DISCENTES E DOCENTES DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM DA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA MÁRCIA RIQUE CARÍCIO - UFPB, JOYCE RODRIGUES BEZERRA - UFPB, LOUYSE NUNES DIAS NOVO - UFPB, EMILLY KAREN DE OLIVEIRA - UFPB, KALINA COELI COSTA DE OLIVEIRA DIAS - UFPB, SIMONE HELENA DOS SANTOS OLIVEIRA - UFPB, FERNANDA MARIA CHIANCA DA SILVA - UFPB, NATHALIA COSTA GONZAGA SARAIVA - UFPB, REBEKA MARIA DE OLIVEIRA BELO - UFPB, IVANILDA LACERDA PEDROSA - UFPB
Apresentação/Introdução A imunização é um método que propicia a prevenção e a erradicação de doenças imunopreveníveis, além de reduzir a morbimortalidade das mesmas. É importante a atualização do calendário vacinal do adulto, uma vez que existem vacinas específicas para o referido grupo. Destaca-se o desconhecimento sobre o esquema vacinal para essa faixa etária. Faz-se necessário a disseminação da referida temática.
Objetivos O estudo tem como escopo apresentar os dados coletados acerca da situação vacinal dos discentes e docentes do Curso Técnico em Enfermagem da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal da Paraíba.
Metodologia Estudo descritivo e transversal, com discentes e docentes do Curso Técnico em Enfermagem da Escola Técnica de Saúde (ETS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A amostra totalizou 44,44% de discentes e 94,12% dos docentes, que responderam o questionário no mês de abril e maio de 2022. Este foi elaborado na plataforma Google Forms e enviado aos e-mails do público-alvo, juntamente com convite e disponibilização de link do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). O estudo atendeu as exigências da Resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS), sob nº 466/12 aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFPB, sob o parecer nº 5.383.387.
Resultados Dos discentes que participaram da pesquisa, 44,56% não possuem cartão de vacina, dos que afirmaram ter o cartão 53,26% não tomaram a vacina contra Febre Amarela; 38,04% estão com as vacinas Hepatite B e Tríplice Viral atrasadas; 31,52% estão com a dT em atraso e 19,56% não apresentam dados sobre a vacina contra a COVID-19. Em relação aos docentes que responderam ao questionário 18,75% afirmam não ter cartão de vacina do adulto. Em relação aos que tem o cartão de vacina, 56,25% se encontram com as vacinas Tríplice Viral e Febre Amarela em atraso; 37,5% apresentam o imunobiológico contra Hepatite B com aprazamento desatualizados e 18,75% não apresentaram dados sobre a vacina contra COVID-19.
Conclusões/Considerações Este estudo permitiu analisar a atuação vacinal dos discentes e docentes do Curso Técnico em Enfermagem da Escola Técnica de Saúde da UFPB. Os resultados ressaltam a relevância deste estudo para respaldar a importância de disseminar orientações acerca da atualização do cartão vacinal. Cumpre assinalar, que se faz necessário ampliar essa temática no âmbito acadêmico, em fóruns e congressos, bem como, em publicações cientificas.
|