Sessão Assíncrona


SA3.23 - IMUNIZAÇÃO E COBERTURA VACINAL (TODOS OS DIAS)

42932 - ESTRATÉGIAS PARA AUMENTO DA COBERTURA VACINAL EM CRIANÇAS MENORES DE 2 ANOS EM REGIONAL DE SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE MINAS GERAIS
CAROLINA DOURADO AMARAL - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MINAS GERAIS, AMANDA RODRIGUES GARCIA PALHONI - UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA BELO HORIZONTE, SHEILA APARECIDA FERREIRA LACHTIM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, THALES PHILIPE RODRIGUES DA SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, ED WILSON RODRIGUES VIEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, JOSIANNE DIAS GUSMÃO - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MINAS GERAIS, ADRIANA COELHO SOARES - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MINAS GERAIS, BRUNO E LIMA COSTA OLIVEIRA - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MINAS GERAIS, ELICE ELIANE NOBRE RIBEIRO - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MINAS GERAIS, FERNANDA PENIDO MATOZINHOS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS


Período de Realização
Relato de experiência realizado do dia 16 a 18 de maio de 2022, em Unidade Regional de Saúde (URS).

Objeto da experiência
Oficina de Trabalho em Imunização, conduzida em parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde e a Universidade Federal de Minas Gerais, na URS Passos.

Objetivos
Relatar a experiência de realização de estratégias de ação-intervenção (Oficinas de Trabalho) para elaboração e implementação de Planos de Ação Municipais, com a finalidade de aumentar a cobertura vacinal em crianças menores de 2 anos na Unidade Regional de Saúde (URS) Passos, Minas Gerais, Brasil.



Metodologia
Trata-se de Relato de Experiência de intervenção de projeto de pesquisa realizado em 1 das 8 URS de MG incluídas no estudo. Os participantes foram a equipe da URS Passos e municípios das 4 microrregiões de saúde, totalizando 75 pessoas. A realização da Oficina constitui estratégia para melhoria do indicador de coberturas vacinais, com possíveis impactos em todo o estado. As etapas incluíram a sensibilização sobre o problema, perguntas disparadoras e elaboração de planos de ação municipais.

Resultados
Os resultados da Oficina de Trabalho são preliminares, mas já é possível notar, pelos instrumentos enviados e planos apresentados pelos municípios, que a realização das Oficinas possibilitou maior integração entre ensino, serviços de saúde e, especificamente, Vigilância em Saúde e Atenção Primária. Permitiu também à Secretaria Estadual de Saúde e aos gestores (Nível Central e Regional) a melhor compreensão da realidade e das necessidades dos serviços de imunização dos municípios da URS Passos.

Análise Crítica
As Oficinas apresentaram contribuições importantes e foram construídos os Planos de Ação para posterior discussão, implementação e monitoramento de indicadores de cobertura vacinal nos municípios. Identificou-se que há necessidade de criar estratégias para fomentar a capacitação de recursos humanos para realizar a vacinação, por exemplo. Foi possível perceber a integração entre Vigilância em Saúde e Atenção Primária, bem como a troca de experiências exitosas entre os municípios.

Conclusões e/ou Recomendações
Esse projeto de pesquisa tem importante aplicabilidade prática e integração ensino-serviço. Apresenta grandes possibilidades de contribuição social e adequa-se às diretrizes do SUS. Acredita-se, portanto, que os Planos de Ação produzidos pelos municípios participantes possam ser adaptados a outras realidades mineiras e não somente ao Estado de Minas Gerais. Esta é, indubitavelmente, estratégia para melhoria do indicador de coberturas vacinais.