SA3.23 - IMUNIZAÇÃO E COBERTURA VACINAL (TODOS OS DIAS)
|
42777 - PERFIL DAS NOTIFICAÇÕES DE QUEIXA TÉCNICA RELACIONADAS ÀS VACINAS DA COVID 19. BAHIA, 2022 ANDERSON SILVA OLIVEIRA - DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL DO ESTADO DA BAHIA, GÊNOVA DA SILVA CARVALHO - DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL DO ESTADO DA BAHIA, LUCIVALDO DE CARVALHO ALVES - DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL DO ESTADO DA BAHIA, KEILA FERNANDA GUERRA SILVA - DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL DO ESTADO DA BAHIA, MOUNA CRISTIENNE RODRIGUES FARIAS - DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL DO ESTADO DA BAHIA
Período de Realização Estudo realizado no período de Abril a Maio de 2022
Objeto da experiência Análise das notificações de Queixa Técnica (QT) relacionadas às vacinas da COVID-19, realizadas no estado da Bahia.
Objetivos 1. Analisar as notificações de Queixa Técnicas(QT) relacionadas às vacinas da COVID-19 no território baiano.
2. Identificar a distribuição dos municípios notificadores conforme o Plano Diretor de Regionalização do estado (PDR).
Metodologia Foi realizada busca no Sistema NOTIVISA hospedado no sitio eletrônico da ANVISA (https://www8.anvisa.gov.br/notivisa/frmlogin.asp), das notificações realizadas pelos notificadores do estado da Bahia, no período de Janeiro de 2021 a Maio de 2022. As informações foram consolidadas e agrupadas conforme as categorias: município notificador e localização segundo o PDR do estado; percentual de notificação por empresa fabricante e situação da notificação.
Resultados Foram identificadas 469 notificações de QT relacionadas a vacinas realizadas por 67 (16,1%) municípios baianos. Os municípios notificadores se concentraram nos Núcleos Regionais de Saúde Leste, Centro-leste e Sudoeste. 91,0% das notificações registradas foram devido a dose menor que o declarado pelo fabricante. Ao classificar as QT por empresa produtora: 78,0% são Coronavac. Com relação a situação da notificação, 95,1% foram concluídas, 4,5% em investigação e uma está em análise.
Análise Crítica Em que pese um número elevado de notificações lançadas no Notivisa, este representa uma pequena parcela dos municípios da Bahia. Ressalta-se que a qualidade dos dados apresentados nas notificações, impactaram nas conclusões das investigações, pois a ausências de dados cruciais, como lote, interferem no andamento do processo investigativo. Estas investigações também apontaram a necessidade de investigar as condições de fabricação das seringas que também fazem parte do processo de vacinação.
Conclusões e/ou Recomendações Os achados apontam a subnotificação por parte dos municípios baianos, que pode estar relacionada ao desconhecimento da importância das ações de Vigilância da pós-comercialização, principalmente no contexto de incorporação de novas tecnologias. Reflete a deficiência dos serviços de saúde no gerenciamento de risco das tecnologias em saúde e a necessidade de capacitação dos serviços no preenchimento das notificações e investigação das QT.
|