SA3.23 - IMUNIZAÇÃO E COBERTURA VACINAL (TODOS OS DIAS)
|
42713 - PLANOS DE AÇÃO PARA AUMENTO DA COBERTURA VACINAL EM CRIANÇAS MENORES DE 2 ANOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE MINAS GERAIS, BRASIL ELICE ELIANE NOBRE RIBEIRO - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE MINAS GERAIS, JANAINA FONSECA ALMEIDA SOUZA - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE MINAS GERAIS, AMANDA RODRIGUES GARCIA PALHONI - UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA - BELO HORIZONTE, SHEILA APARECIDA FERREIRA LACHTIM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, THALES PHILIPE RODRIGUES DA SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, ED WILSON RODRIGUES VIEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, VANESSA MARIA RODRIGUES COELHO - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE MINAS GERAIS, JOSIANNE DIAS GUSMÃO - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE MINAS GERAIS, CAROLINA DOURADO AMARAL - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE MINAS GERAIS, FERNANDA PENIDO MATOZINHOS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, ELICE ELIANE NOBRE RIBEIRO - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE MINAS GERAIS, JANAINA FONSECA ALMEIDA SOUZA - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE MINAS GERAIS, AMANDA RODRIGUES GARCIA PALHONI - UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA - BELO HORIZONTE, SHEILA APARECIDA FERREIRA LACHTIM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, THALES PHILIPE RODRIGUES DA SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, ED WILSON RODRIGUES VIEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, VANESSA MARIA RODRIGUES COELHO - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE MINAS GERAIS, JOSIANNE DIAS GUSMÃO - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE MINAS GERAIS, CAROLINA DOURADO AMARAL - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE MINAS GERAIS, FERNANDA PENIDO MATOZINHOS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Período de Realização 08 de março a 01 de junho 2022, em 8 Unidades Regionais de Saúde (URS) de Minas Gerais, Brasil.
Objeto da experiência Oficinas de Trabalho para construção de Planos de Ação Municipais visando a melhoria das Coberturas Vacinais de Crianças no Estado de Minas Gerais.
Objetivos Aumentar a cobertura vacinal de crianças no Estado de Minas Gerais, através da realização de Oficinas integradas e construção de Planos de Ação.
Metodologia Trata-se de um relato de experiência de uma das etapas do projeto “Estratégias para o Aumento de Coberturas Vacinais nas Crianças Menores de 2 anos no Estado de MG: Uma Pesquisa-Ação”. Realizadas 8 oficinas com 1,5 dias cada, em 8 URS com menor cobertura vacinal, visando a elaboração de Planos de Ação a serem implementados nos municípios. Participaram gestores de saúde, Coordenadores de Vigilância em Saúde, Imunização, Atenção Primária, além de parceiros externos, totalizando 463 pessoas.
Resultados Os resultados da pesquisa de ação-intervenção são preliminares, mas já é possível notar, por meio das avaliações e instrumentos enviados, a efetividade das intervenções diretas nos territórios. As Oficinas permitiram a análise do cenário, reconhecimento do risco e planejamento das ações municipais. São 9 indicadores monitorados nas fases pré e pós-intervenção em 171 municípios. Ademais, houve o intercâmbio de práticas e saberes que impactam no aumento da cobertura vacinal.
Análise Crítica As oficinas já apresentaram contribuições importantes e foram construídos Planos de Ação municipais para aumento da cobertura vacinal. Sendo realizadas em cenários distintos e conduzidas por diferentes profissionais, exigiu constante comunicação e transversalidade de trabalho entre a Universidade e a Secretaria Estadual de Saúde. A metodologia foi padronizada com instrumentos próprios, sendo efetiva para o objetivo principal que era a sensibilização dos atores e construção dos Planos de Ação.
Conclusões e/ou Recomendações Observando a queda progressiva nos índices de cobertura vacinal infantil, o Estado de MG desenvolve estratégias para reforçar a imunização. A análise do cenário de saúde e priorização dos municípios mais críticos são importantes para o planejamento integrado de ações entre os diversos atores envolvidos com a vacinação. Espera-se, desta forma, reduzir o risco de doenças imunopreveníveis no território mineiro com o aumento das coberturas vacinais.
|