SA3.23 - IMUNIZAÇÃO E COBERTURA VACINAL (TODOS OS DIAS)
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41687 - HESITAÇÃO VACINAL: QUAIS OS MOTIVOS QUE LEVAM AS PESSOAS A NÃO SE VACINAREM? LUCAS PEREIRA WAN DER MAAS - EPSM/NESCON/UFMG, JACKSON FREIRE ARAUJO - EPSM/NESCON/UFMG, FABIANA GUERRA PIMENTA - EPSM/NESCON/UFMG, ANA CAROLINA M. DE ASSIS CHAGAS - EPSM/NESCON/UFMG, ALICE WERNECK MASSOTE - EPSM/NESCON/UFMG, SAMUEL ARAUJO GOMES DA SILVA - EPSM/NESCON/UFMG, DAISY MARIA XAVIER DE ABREU - NESCON/UFMG, FLÁVIO ÁLVARES - CONASEMS, SABADO NICOLAU GIRARDI - EPSM/NESCON/UFMG, FRANCISCO EDUARDO DE CAMPOS - NESCON/UFMG
Apresentação/Introdução Hesitação vacinal é um conceito-chave para a compreensão da redução da cobertura vacinal, bem como dos desafios que se colocam em relação à vacinação. A decisão quanto a se vacinar ou não pode variar da recusa absoluta, por convicção, a todas as vacinas até a aceitação a todas as vacinas com confiança.
Objetivos Investigar a percepção de hesitação vacinal da população adulta e os motivos que levam as pessoas a hesitarem em se vacinar e vacinar suas crianças e adolescentes.
Metodologia Trata-se de um survey por meio da metodologia de Entrevistas Telefônicas Assistidas por Computador (ETAC), direcionado a uma amostra da população adulta (com 18 anos ou mais) residente no Brasil, com perguntas sobre hesitação vacinal e seus motivos. Os respondentes responsáveis por crianças e jovens de 0 a 17 anos de idade também foram investigados sobre a vacinação destinada a este público, em um total de 2.235 entrevistados.
Resultados O nível de hesitação vacinal aumenta quanto maior é a idade e menor é a escolaridade e a renda familiar e é maior entre os homens. Os principais motivos da hesitação à vacinação de crianças e adolescentes foram: a preocupação com os efeitos colaterais, a baixa percepção de risco para doenças que não mais comuns, as vacinas do setor privado são mais confiáveis do que as do SUS e de que as vacinas novas apresentam mais risco que as antigas. O mesmo foi visto sobre a hesitação à vacinação de adultos, incluindo ainda a percepção de que a indústria farmacêutica cria a necessidade de vacinar para lucrar, dificuldades de deslocamento para os locais de vacinação e a forma como a vacina é aplicada.
Conclusões/Considerações Conhecer os motivos que levam as pessoas a hesitarem e também saber qual o perfil das pessoas que mais hesitam é fundamental no sentido de definir estratégias específicas pra cada caso, como, por exemplo, campanhas de comunicação direcionadas a grupos específicos da população que buscam estabelecer diálogos sobre a preocupação e insegurança das pessoas em se vacinar.
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