SA3.23 - IMUNIZAÇÃO E COBERTURA VACINAL (TODOS OS DIAS)
|
38968 - INDICADORES DO PROGRAMA NACIONAL DE IMUNIZAÇÃO EM MENORES DE UM ANO DE IDADE: MARANHÃO, 2010 A 2021 CLEIA VARÃO MARINHO - UFMA/RENASF, WALESKA REGINA MACHADO ARAUJO - SES/MA, FRANCELENA DE SOUSA SILVA - SEMUS/SÃOLUÍS/MA, REJANE CHRISTINE DE SOUSA QUEIROZ - DSP/UFMA
Apresentação/Introdução A vacinação é uma ação prioritária, efetiva e estratégica da Atenção Primária a Saúde, com impacto direto no controle, erradicação ou eliminação de doenças imunopreveníveis. Considerando o contexto epidemiológico e social atual, é importante avaliar a tendência das Coberturas Vacinais (CV), especialmente no Maranhão, onde evidências apontam queda nas CV e aumento das notificações dessas doenças.
Objetivos Avaliar os indicadores de Cobertura Vacinal, Homogeneidade de Cobertura Vacinal e Proporção de Abandono do Programa Nacional de Imunização (PNI) em menores de um ano de idade no Estado do Maranhão, no período de 2010 à 2021.
Metodologia Trata-se de um estudo ecológico de série temporal, com abrangência estadual. Foram avaliadas as CV para as vacinas Bacilo Calmette-Guérin (BCG), Febre Amarela (FA), Oral de Rotavírus Humano (VORH), Meningocócica Conjugada C (MncC), Pneumocócica 10 valente (Pnc10v), Pentavalente e contra a Poliomielite. Estimou-se a Homogeneidade de Cobertura Vacinal (HCV) e a Proporção de Abandono (PA) das vacinas com esquema multidoses para o ano de 2021. Os dados foram coletados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), disponíveis na página do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATA-SUS), no período de 2010 até 2021.
Resultados No Maranhão, as CV foram flutuantes, com tendência de queda no período analisado. Há discrepâncias entre as vacinas. A queda mais acentuada foi da vacina contra a FA (54%). A BCG foi a que mais atingiu a meta de CV (≥ 90%). A Pnc10v apresentou a maior CV no último ano analisado (2021). No geral, as taxas de HCV apresentaram-se abaixo do parâmetro estabelecido pelo Ministério da Saúde de 70%, com diminuição desse indicador a partir do ano de 2014 para a maioria das vacinas. A vacina com maior PA foi a Pentavalente no ano de 2020 (37%), seguida da MncC no ano de 2011 (29%). As vacinas com menor PA foram a Poliomielite no ano de 2013 (3%) e Pentavalente no ano de 2010 (3%).
Conclusões/Considerações Houve queda da CV em menores de um ano de idade no Maranhão nos últimos 12 anos, com padrões de heterogeneidade. A vacinação deve ser incentivada continuamente com busca ativa incessante para manutenção de uma adequada CV. Os resultados podem auxiliar os gestores na avaliação dos indicadores do PNI, ao avaliar variações temporais, contribuindo para o entendimento do impacto na saúde em razão do descumprimento dos calendários vacinais.
|