SA3.22 - SAÚDE DO IDOSO (TODOS OS DIAS)
|
43761 - ITINERÁRIOS TERAPÊUTICOS DE IDOSOS COM DIAGNÓSTICO DE ALZHEIMER NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE AMANDA MARIA VILLAS BOAS RIBEIRO - ISC/UFBA
Apresentação/Introdução A Doença de Alzheimer é uma doença crônica degenerativa, gerando lenta e gradual incapacidade funcional dos idosos e necessidade de cuidador, cuja função é desempenhada por familiares. Estudos sobre itinerário terapêutico possibilitam olhar as relações sociais no cotidiano da produção do cuidado, auxiliando na compreensão do papel dos sujeitos, ultrapassando a dimensão biológica, relacional e simbólica.
Objetivos descrever o itinerário terapêutico percorrido por idosos com diagnóstico de Alzheimer acompanhado em um centro de referência estadual da Bahia.
Metodologia Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória que compõe o projeto de pesquisa integrado intitulado Itinerário Terapêutico de Usuários do SUS no Município de Salvador – Ba. Foi utilizando a História de Vida Focal (HVF), uma vez que abordamos a história de adoecimento e a busca por cuidado dos idosos com Alzheimer e seus cuidadores. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram a entrevista semi-estruturada e o diário de campo. Foram realizadas 8 entrevistas a familiares de idosos com doença de alzheimer. O método utilizado para analisar os dados foi a análise de conteúdo proposta por Bardin (2011).
Resultados No geral, os idosos e seus cuidadores acessaram o sistema de saúde formal a partir de serviços de média e alta complexidade, nas redes públicas e privadas. Para alcance do diagnóstico, utilizaram, sobretudo, serviços e procedimentos, como exames laboratoriais e de imagem da esfera privada. Os participantes do estudo tiveram múltiplos percursos na busca pelo diagnóstico, produção e gerenciamento do cuidado ao idoso com Alzheimer de acordo as diversas redes de cuidado, sinalizando uma multiplicidade de pontos da rede para entrada do usuário no sistema de saúde, que nem sempre segue o princípio da hierarquização do SUS.
Conclusões/Considerações É fundamental conhecer o itinerário terapêutico dos idosos com Alzheimer para criação de mecanismos para qualificação da assistência e busca de estratégias para melhoria dos fluxos assistenciais dentro da rede. Sugerimos a realização de outros estudos, sobretudo, investigando as barreiras de acesso dos idosos com Alzheimer à Atenção Primária à Saúde, e as dificuldades apresentadas para produção do cuidado ao idoso com Alzheimer e sua família.
|