Sessão Assíncrona


SA3.22 - SAÚDE DO IDOSO (TODOS OS DIAS)

43313 - SAÚDE DA PESSOA IDOSA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: REVISÃO INTEGRATIVA.
MONÍSYA OLIVEIRA FERREIRA BRANDÃO - URCA, LEILANY DANTAS VARELA - URCA, WALLACE GRANGEIRO COELHO - UNILEÃO, MARIA PEREIRA SAMPAIO MACÊDO - UNILEÃO


Período de Realização
Estudo realizado entre os meses de outubro a dezembro de 2021.

Objeto da experiência
Revisão de literatura integrativa sobre a integralidade da saúde da pessoa idosa na Atenção Primária.

Objetivos
Analisar as evidências científicas sobre a saúde da pessoa idosa, com destaque sobre a integralidade na Atenção Primária à Saúde (APS).

Metodologia
Revisão integrativa com busca na Biblioteca Virtual da Saúde, descritores "saúde” “idoso”, publicados entre 2017 e 2021. Utilizados: texto completo, base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, APS como assunto principal, português como idioma, idoso como limite e artigo como documento eleito. Critérios de inclusão, texto na íntegra e temática saúde do idoso na APS e de exclusão, artigos incompletos e não gratuitos, 16 artigos foram o arcabouço das discussões.

Resultados
A Revista Mineira de Enfermagem apresentou 4 artigos, a Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia 3, a Revista Baiana de Enfermagem 2, as demais com 1 cada. Em 2017 5 artigos, 2018 e 2019 4 cada um, 3 em 2020 e nenhum em 2021. Foram 7 descritivos, 4 transversais, 4 exploratórios e 1 estudo epidemiológico. Na maioria das situações a pessoa idosa é atendida por uma patologia. Ações integradas e multiprofissionais visando a completude do atendimento podem ser obtidas com o apoio matricial.

Análise Crítica
Observa-se que muito se fala em acesso e integralidade do cuidado com a pessoa idosa, mas muitas das vezes essas prerrogativas são postas de lado por diversos motivos, como busca dos profissionais em cumprir metas de atendimentos, equipe despreparada e/ou incompleta, pouco ou nenhum apoio matricial ou das próprias gestões. Esses empecilhos são catalizadores para que o idoso não seja compreendido como um ser integral como foi visto em estudos analisados.

Conclusões e/ou Recomendações
O envelhecimento saudável é por vezes posto de lado, deixando o atendimento ao idoso fragmentado, voltado às condições de saúde ou patologias, por não observar as peculiaridades da pessoa idosa. Promover a saúde e acolher ao idoso colocando em prática o cuidado integral é um desafio aos serviços de APS e âncora para um atendimento mais firme nas reais necessidades dos idosos.