SA3.22 - SAÚDE DO IDOSO (TODOS OS DIAS)
|
40933 - PERDA AUDITIVA, DECLÍNIO EM IDOSOS E RAÇA/COR DA PELE: UM ESTUDO DE META-ANÁLISE DÉBORA CONCEIÇÃO SANTOS DE OLIVEIRA - UFRB, ADAN ARAÚJO MARQUES - UFRB, PROFª DORIS FIRMINO RABELO - UFRB, PROFª ANA GODOOY - UNB, PROFª SIMONE SEIXAS DA CRUZ - UFRB, MICHELE DE SANTANA XAVIER RAMO - UFRB, SHEILA MONTEIRO BRITO - UFRB
Apresentação/Introdução O sistema auditivo é um dos mais importantes para o desenvolvimento do processo de comunicação oral. Uma falha neste sistema gerara diversas implicações psicossociais. Desse modo, a presente revisão sistemática com meta-análise avaliou a associação entre perda auditiva e declínio cognitivo em idosos e sua magnitude entre indivíduos idosos negros.
Objetivos O objetivo do estudo foi realizar uma revisão sistemática para avaliar as evidências científicas sobre a associação entre perda auditiva em idosos e declínio cognitivo, bem como se a raça cor da pele exerce influência sobre a relação em tela.
Metodologia A busca dos estudos foi realizada nas seguintes bases eletrônicas: MedLine/PubMed Web of Science, Scopus e BVS, e MedRxviv até maio de 2022. Foram incluídos estudos com desenhos epidemiológicos avaliando a associação entre perda auditiva e declínio cognitivo em idosos. Dois revisores independentes realizaram a seleção, extração de dados, avaliação da qualidade dos estudos, utilizou-se a Escala de Newcastle-Ottawa. Uma meta-análise usando modelo de efeitos aleatórios estimou as medidas de associação global (Beta: B) e seus intervalos de confiança de 95% (IC95%), estimou-se também o indicador de Higgins e Thompson (I2) para avaliar a heterogeneidade estatística dos dados
Resultados 5.204 registros foram identificados nas buscas das bases de dados, sendo que apenas 9 (nove) estudos se enquadraram nos critérios de elegibilidade, totalizando uma amostra de 10078 indivíduos. A perda auditiva apresentou associação com o declínio cognitivo em idosos (B=-0,11; IC95%=-3,36 a 2,07; I2=97,04%). Para indivíduos negros, a magnitude da associação se elevou (B=-0,64; IC95%=-3,36 a 2,07; I2=95,65%), porém o número de estudos foi insuficiente.
Conclusões/Considerações Os achados desta revisão sistemática mostram a existência de associação significante entre a perda auditiva e o declínio cognitivo em idosos, além de sinalizar que entre indivíduos negros a magnitude da associação se eleva. Esta investigação, aponta para necessidade de uma política de saúde auditiva mais efetiva. Os achados também motivam o desenvolvimento de estudos para elucidar a influência da raça/cor da pele na hipótese estudada.
|