Sessão Assíncrona


SA3.21 - OS DESAFIOS DA GESTÃO HOSPITALAR (TODOS OS DIAS)

44750 - A PSICOLOGIA HOSPITALAR DENTRO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DOS SETORES DA CLÍNICA CIRÚRGICA E DE DOENÇAS CRÔNICAS.
DIEGO MENDONÇA VIANA - UECE, JADE VOGLIOTTI - UECE, MARIANA TEIXEIRA LIMA ALVES - UECE


Período de Realização
Em ambas as instituições de saúde, o período de realização durou 4 meses.

Objeto da experiência
Ações de assistência em saúde e educação em saúde em duas instituições hospitalares nos setores de clínica cirúrgica e de doenças crônicas.



Objetivos
01. Produzir conhecimento e reflexão acerca das práticas de Psicologia Hospitalar. 02. Propiciar às acadêmicas uma leitura crítica das práticas observadas na instituição, bem como das relações que permeiam as práticas da Psicologia Hospitalar.

Metodologia
Foram promovidos acompanhamentos psicológicos supervisionados aos pacientes internados e seus acompanhantes nos setores da clínica cirúrgica e de doenças crônicas, efetuando-se anamnese, acolhimento e atendimentos de seguimento nos setores de atuação. Além disso, foram realizadas intervenções supervisionadas de psicoeducação e discussão dos casos com as equipes de Psicologia e multiprofissional, visando experienciar a rotina hospitalar.

Resultados
Percebe-se que a presença das estagiárias junto à equipe multidisciplinar colaborou na prestação de assistência humanizada dentro do ambiente hospitalar, focada no bem-estar do paciente e de seus familiares. Com o objetivo de acolher o sofrimento psíquico que a hospitalização fomenta, utilizou-se da psicoeducação, escuta e outras intervenções psicológicas. Nesta experiência, foi possível associar a teoria com a prática, sendo um espaço de grande aprendizado e troca de saberes para as acadêmicas.

Análise Crítica
Ter a possibilidade de adentrar uma instituição de saúde pública durante a graduação auxilia na formação de profissionais de Psicologia com conhecimento acerca de políticas públicas e demandas sociais que permeiam este âmbito, sendo um importante instrumento para uma atuação interdisciplinar e em rede (CINTRA; BERNARDO, 2017). Em consonância, esta ação deve pautar-se nos princípios e diretrizes do SUS, focando na promoção, prevenção e recuperação em saúde (MENDES; LACERDA; BARRETO, 2020).

Conclusões e/ou Recomendações
Atuar com a equipe multidisciplinar dentro de uma instituição de saúde pública trouxe vivências que acrescentaram de maneira singular na formação das estagiárias em Psicologia ao proporcionar a experiência e o conhecimento de aspectos biopsicossociais que atravessam os sujeitos hospitalizados. Faz-se crucial refletir sobre a importância de proporcionar práticas dentro do SUS durante a graduação para ampliar o conhecimento em políticas públicas.