SA3.21 - OS DESAFIOS DA GESTÃO HOSPITALAR (TODOS OS DIAS)
|
41318 - PERFIL DOS DIRIGENTES DOS HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS FEDERAIS DA REDE EBSERH NILTON PEREIRA JÚNIOR - UFU, DAYANA FERREIRA DA FONSECA - HC-UFU
Apresentação/Introdução Este estudo insere-se no campo da análise de políticas públicas, com ênfase na implementação das Políticas Hospitalares nos Hospitais Universitários Federais (HUFs) vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Apresenta-se os resultados parciais de um estudo mais abrangente que descreve as políticas e a gestão desses hospitais.
Objetivos Analisar os efeitos das reformas de gestão implementadas pela Ebserh nos Hospitais Universitários Federais, descrevendo o perfil profissional dos principais dirigentes desses hospitais.
Metodologia Este estudo utiliza métodos mistos, definidos como um procedimento de coleta, análise e combinação de técnicas quantitativas e qualitativas em um mesmo desenho de pesquisa. Este resumo apresenta a primeira etapa da abordagem quantitativa, que consiste na organização e análise de dados profissionais dos Superintendentes disponíveis em sítios eletrônicos dos HUF e da Ebserh, assim como na Plataforma Lattes/Cnpq, de acesso público e livre. Foram levantados os cargos dos ocupantes da função gerencial de Superintendente, com suas respectivas formações de graduação, pós-graduação. Foi realizado estudo descritivo de dados secundários sistematizados em software Microsoft Excel.
Resultados Os HUF da Ebserh possuem um Colegiado Executivo com Superintendência, Gerência de Ensino e Pesquisa, Gerência de Atenção à Saúde e Gerência Administrativa. Do total de 40 HUF, identifica-se 36 Superintendentes. Destes, 72,2% são docentes, 19,4% são Técnicos Administrativos em Educação e 8,3% possuem ambos os vínculos. 80,6% são médicos, 11,1% são enfermeiros e há apenas 1 fisioterapeuta, 1 odontólogo e 1 administrador. Considerando as especialidades principais, 38,9% são de áreas clínicas, 13,9% da áreas cirúrgicas e da ginecologia e obstetrícia, 5,6% da pediatria e da administração/gestão hospitalar. Do ponto de vista da pós-graduação stricto sensu, 80,6% possuem mestrado e 63,9% doutorado.
Conclusões/Considerações Evidencia-se a hegemonia da cultura médico-centrada nos HUF da Ebserh, com a predominância de docentes na liderança política e gerencial. Apenas uma pequena parte dos superintendentes é desta profissão. Mesmo que as universidades valorizem a titulação acadêmica, esta característica não está tão presente nas gestões destes hospitais, que tende a priorizar a formação especializada lato sensu, mais próxima da prática gerencial e assistencial.
|