SA3.21 - OS DESAFIOS DA GESTÃO HOSPITALAR (TODOS OS DIAS)
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39591 - INTERAÇÃO PROFISSIONAL NA REDE DE ATENÇÃO ÀS URGENCIAS E EMERGÊNCIAS: ATENDIMENTO AO PACIENTE COM ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL ISQUÊMICO AGUDO PALOMA DE CASTRO BRANDÃO - UFBA, ISABELA CARDOSO DE MATOS PINTO - UFBA, GABRIELA MARCELLINO DE MELO LANZONI - UFSC
Apresentação/Introdução a Rede de Atenção às Urgências e Emergências funciona através de fluxos estabelecidos entre os serviços. Pacientes com Acidente Vascular Cerebral isquêmico agudo necessitam de atenção direcionada, tendo em vista o tratamento tempo dependente, sendo que poucos conseguem ter acesso ao tratamento adequado. Os fluxos constituídos e a interação profissional são elos para o funcionamento da rede.
Objetivos analisar como ocorre o atendimento de pacientes com Acidente Vascular Cerebral isquêmico agudo na Rede de Atenção às Urgências e Emergências de Salvador, Bahia, Brasil.
Metodologia trata-se de estudo qualitativo, fundamentado no referencial metodológico da Grounded Theory e no referencial teórico sobre Redes em Saúde. Foram entrevistados 75 profissionais de saúde, enfermeiros e médicos, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, da Unidade de Pronto Atendimento e do Hospital Referência compondo três grupos amostrais obtidos por amostragem teórica. A coleta ocorreu entre outubro de 2019 e outubro de 2020.
Resultados emergiram do estudo 14 categorias e 66 subcategorias que representaram o fenômeno estudado “Revelando a fragmentação da Rede de Atenção às Urgências e Emergências”. Quatro categorias, sustentadas por suas subcategorias, enfocaram a interação profissional. Uma destas aponta a colaboração/conexão na Rede: “Compartilhando objetivos na Rede” e as demais, assinalam para elementos de desconexão: “Percebendo a ausência de linguagem e conduta única na Rede”, “Percebendo entraves nas relações profissionais”, “Desconhecendo a função do outro na Rede” e “Encontrando dificuldade em regular o paciente”.
Conclusões/Considerações a fragmentação da Rede revela necessidade de intervenções gerenciais no sentido de aprimorar o atendimento, padronizando-o e tornando a assistência integral e equânime. As relações profissionais são fundamentais para que haja atendimento de qualidade e linguagem única na rede, frente ao atendimento de um quadro de saúde tempo dependente.
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