Sessão Assíncrona


SA3.21 - OS DESAFIOS DA GESTÃO HOSPITALAR (TODOS OS DIAS)

39154 - AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS ASSISTIDOS EM UMA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO DE UM MUNICÍPIO DE PEQUENO PORTE DO NORDESTE, BRASIL
CAMYLLA ATAIDE REZENDE DE GOUVEIA - WISDOM OF CHRIST, EDILAINE SOARES DOS SANTOS - CENTRO DE ENSINO SUPERIORES DE MACEIÓ - CESMAC, MORGANA VITAL DE ARAÚJO - SESAU, KARINI VIEIRA MENEZES DE OMENA - UNCISAL, CHARLLES PETTERSON ANDRADE DE OMENA - FACIMA


Apresentação/Introdução
O nível de satisfação dos usuários com a qualidade dos serviços ofertados pelo sistema público de saúde está diretamente relacionado ao seu potencial de resolutividade. Os desafios enfrentados pelo sistema público de saúde no cenário atual exigem dos gestores e profissionais que o trabalho seja voltado a uma conjuntura de humanização, agilidade, produtividade, eficiência e eficácia.

Objetivos
Conhecer o grau de satisfação dos usuários, quanto aos serviços prestados na Unidade de Pronto Atendimento - UPA. Utilizar o instrumento avaliativo como subsidio para tomada de decisões na gestão dos serviços. Caracterizar a população atendida pela UPA.

Metodologia
Trata-se de estudo com delineamento observacional, analítico e transversal, realizado na Unidade de Pronto Atendimento do município de Penedo- AL. A amostra foi composta por 500 usuários que foram atendidos, selecionados aleatoriamente, os quais preenchiam um formulário, que continham variáveis de classificação (não quero responder, ruim, regular, bom, excelente), grau de satisfação de atendimento na recepção, médico, enfermagem, limpeza do ambiente, assim como dados sócios demográficos da população atendida.

Resultados
Dos 500 usuários avaliados 44% sexo masculino e 56% feminino. 29,2% relataram nunca ter estudado, 63,8% possuía ensino fundamental completo ou incompleto, e 7% tinha nível superior. A classificação de risco mais prevalente foi a verde (42,8%) e amarelo (33,8%). 57% e 52%, 49,2% dos usuários avaliaram o atendimento da recepção, enfermagem e médico, respectivamente, como bom. O serviço social foi considerado como excelente (50,4%). A higiene e o ambiente foram considerados como bom pelos usuários.

Conclusões/Considerações
Os usuários assistidos na Unidade de Pronto Atendimento do município de Penedo –AL, são em sua maioria mulheres, com escolaridade baixa. Independente do sexo, e da escolaridade, os usuários mostraram-se satisfeitos, classificados os serviços prestados como bom.