Sessão Assíncrona


SA3.20 - PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO NO SUS E O DESAFIO DA JUDICIALIZAÇÃO (TODOS OS DIAS)

44594 - PROPOSTA DE AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DO PROCESSO EDUCATIVO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
MONIQUE ESPERIDIÃO - UFBA, ISABELA CARDOSOS DE MATOS PINTO - UFBA, LILIANA SANTOS - UFBA, LAÍSE REZENDE - UFBA, CATHARINA MATOS - UFBA, CLÁUDIA FELL AMADO - UFBA, REGINA CÉLIA RODRIGUES GIL - UFBA, VALÉRIA MARIANA BARBOSA - UFBA, EDNIR ASSIS SOUZA - UFBA, SILVANA VIEIRA - UFBA


Período de Realização
A experiência relatada foi realizada entre maio de 2019 e novembro de 2021.

Objeto da experiência
Ações de Educação Permanente em Saúde

Objetivos
Tem como objetivo avaliar a operacionalização e o desenvolvimento das Ações de Educação Permanente em Saúde no âmbito institucional das Secretarias de Saúde.

Metodologia
Contemplou-se a análise crítica das abordagens pedagógicas adotadas, sua relação com as necessidades de formação dos trabalhadores e o seu potencial de produzir intervenções nesses processos. Foram realizadas oficinas nas cinco regiões do país, com participação de trabalhadores e egressos de ações de EPS. Utilizaram-se instrumentos para mensurar a percepção, a aprendizagem, o apoio institucional, as modificações e incorporação de inovações /tecnologias no processo de trabalho

Resultados
A dimensão processo formativo foi composta por 3 subdimensões. A subdimensão dimensão 1 contemplou as Perspectivas pedagógicas ; a subdimensão 2 abordava a integração ensino-serviço-comunidade; e a subdimensão 3 Práticas interprofissionais colaborativas

Análise Crítica
Identificou-se aspectos das práticas pedagógicas e sua relação com às necessidades dos usuários da PNEPS. Permite também analisar a articulação entre as instituições de ensino, os serviços de saúde e a comunidade na concepção e operacionalização das práticas de Educação Permanente em saúde. Outro aspecto importante é a busca de evidências sobre o desenvolvimento de competências colaborativas e troca de saberes entre os profissionais de saúde e entre diferentes instituições e setores de saúde.

Conclusões e/ou Recomendações
Avaliar o processo formativo e a relação das ações educativas com as necessidades dos processos de trabalho permite avançar nas práticas presentes no cotidiano de trabalho dos serviços advindas da implementação da PNEPS. Nesse sentido, possibilita o seu aprimoramento e a qualificação dos processos de trabalho e se constitui com uma tecnologia de apoio à gestão da PNEPS, em seus distintos níveis.