Sessão Assíncrona


SA3.20 - PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO NO SUS E O DESAFIO DA JUDICIALIZAÇÃO (TODOS OS DIAS)

44434 - ACOMPANHAMENTO E ANÁLISE DAS POLÍTICAS DE GESTÃO DE TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE NO OBSERVATÓRIO DE ANÁLISE POLÍTICA EM SAÚDE
ISABELA CARDOSO DE MATOS PINTO - ISC/UFBA, CATHARINA LEITE MATOS SOARES - ISC/UFBA, CLÁUDIA FELL AMADO - UFPB/ISC, LEIDE DIONNE DOS SANTOS - ISC/UFBA, RAPHAEL SANDE - ISC/UFBA, RICARDO SOARES - ISC/UFBA, ANA MARIA RICO - ISC/UFBA, LILIAN PEREIRA - ISC/UFBA, CAIQUE COSTA - ISC/UFBA, LILIANA SANTOS - ISC/UFBA


Período de Realização
De janeiro de 2014 até a presente data.

Objeto da experiência
Experiência do Observatório de Análise política em saúde - ISC/UFBA - Eixo Trabalho e Educação na Saúde.

Objetivos
O objetivo deste trabalho é descrever o processo de análise e acompanhamento das políticas relacionadas ao Eixo de Trabalho e Educação na Saúde.

Metodologia
Notícias são coletadas em sites, plataformas oficiais e sistemas de informação. Logo, são sistematizadas em uma planilha, na qual estão informações como título, tema, fonte /endereço virtual, data de publicação e trecho da publicação. As informações são subcategorizadas nos seguintes tópicos de análise: implantação, resultados, participação social e financiamento. por fim, são agrupadas por temáticas e analisadas criticamente.

Resultados
As informações sobre “Implantação” tratam da criação, regulamentação, leis, resoluções, grupos de trabalho ou ações relacionadas à Política em questão. Em "Resultados'' são abordados a repercussão e desdobramentos das ações, produtos concretos e criação de novos projetos. Em “Participação Social”, notícias sobre movimentos e posicionamentos, participação em espaços de co-gestão e mobilizações. Em "Financiamento'', são incluídas as notícias e análises sobre o montante de investimentos na área.

Análise Crítica
O acompanhamento e análise das políticas da área de gestão, trabalho e educação na saúde pelos pesquisadores do OAPS tem sido essencial para a identificação de problemas que comprometem as práticas e a organização dos processos de trabalho em saúde, ao mesmo tempo em que produz subsídios para o planejamento de ações de promoção, prevenção e vigilância de agravos em trabalhadores deste segmento.

Conclusões e/ou Recomendações
A atividade de análise sistemática da Política de Trabalho e Educação na Saúde tem possibilitado um balanço acerca dos principais desafios da área, sendo eles principalmente a descontinuidade das ações, a instabilidade de financiamento e o conjunto de ações que vem retirando sistematicamente direitos de trabalhadores, intensificando sua vulnerabilidade.